Algarve sob aviso amarelo devido ao vento

O Algarve está sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao vento, cujas rajadas […]

O Algarve está sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao vento, cujas rajadas podem chegar, entre as 12h00 e as 21h00 de hoje, dia 2 de Janeiro, aos 80 quilómetros por hora.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam, por sua vez, para o agravamento do estado do mar.

Segundo o IPMA, o vento vai soprar do quadrante sul, «em especial na faixa costeira». Já a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional também alertam para o facto de as ondas poderem atingir «os 4 metros de altura».

«À comunidade marítima, recomenda-se o reforço da amarração e uma vigilância cuidada das suas embarcações atracadas, bem como a consulta regular, durante o dia de hoje, dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos, junto das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem», acrescentam.

Para quem, por necessidade profissional, tenha de estar no mar, estas entidades recomendam que se certifique o estado de conservação dos equipamentos de salvação individuais e coletivos, «aproveitando para recordar as boas práticas para o seu uso, bem como assegure que os equipamentos rádio e de emissão de alertas, e.g. radiobalizas de emergência (EPIRB), se encontram em bom estado de funcionamento».

Aos pescadores lúdicos aconselha-se que evitem pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras normalmente utilizadas para a prática de pesca à cana.

«À população em geral, recomenda-se evitar passear junto à costa e aproximar das zonas de rebentação, em especial junto aos molhes das entradas dos portos e zonas de praia. Estas condições terão maior incidência ao longo de toda a faixa litoral oeste, situação que se manterá sem grandes alterações até ao final da manhã de terça-feira, dia 3 de Janeiro», concluem.

 

 

Comentários

pub