Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul Informação

A V Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se de 7 a 10 de Setembro do próximo ano, anunciou a Câmara de Tavira. Este certame encerrará a presidência de Portugal, e de Tavira, do programa anual dos 7 Estados e Comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

Está, ainda, prevista a realização de uma conferência internacional em Maio, em parceria com a Universidade do Algarve, sobre a preservação e difusão de boas práticas da Dieta Mediterrânica.

recrutamento zoomarine 2025

No próximo domingo, dia 4 de Dezembro, cumpre-se o 3º aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa candidatura que incluiu Tavira.

A Dieta Mediterrânica representa um estilo de vida milenar, a daiata da Grécia Antiga, marcado pela trilogia e rituais dos alimentos sagrados, o pão, o azeite e o vinho, pelas convivialidades e festividades cíclicas, por um modelo de alimentação saudável assente em produtos de proximidade, frescos e de cada época do ano, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS como um padrão alimentar de excelência.

«A Dieta Mediterrânica mantém enorme atualidade e utilidade social, sendo uma das respostas necessárias para fazer frente aos problemas globais do planeta: as doenças da civilização de causas comportamentais, a destruição dos ecossistemas e da diversidade biológica e cultural», diz a Câmara de Tavira.

Sul InformaçãoTavira, como comunidade representativa de Portugal, considerou o momento da inscrição como de «prestigiante reconhecimento, cultural e científico pelo trabalho realizado» mas sobretudo o início de uma nova etapa mais exigente na preservação pela transmissão do elemento às atuais e futuras gerações, com consequências para as populações, a economia da região e do País.

Neste ano, múltiplas foram as ações realizadas e apoiadas pela Comunidade de Tavira, «destacando-se a presença institucional no Grupo de Acompanhamento Nacional, comunicações em diversas conferências internacionais e nacionais ou a organização partilhada da IV Feira da Dieta Mediterrânica, no início de Setembro», considera a autarquia tavirense

Realizaram-se, ainda, sessões de educação para alimentação saudável e continuou, no Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira, uma exposição didática de longa duração sobre o tema, acompanhada pelo programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano», com oficinas e passeios de interpretação. A valorização anual da gastronomia do mar e da serra apresentou-se com o formato de festivais.

Em resposta a pedidos externos, foi concebida e concretizada a exposição itinerante «Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade», cedida gratuitamente a Municípios e entidades que a requisitem. Esta exposição foi apresentada em Tavira, no Portugal Agro, em Lisboa, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve (Faro), encontrando-se, agora, na sede do Parque Natural da Ria Formosa.

 

maozorra

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Praca_Republica_Ponte Tavira

Tavira promove programa cultural para estimular a «experimentação, criação e partilha»

462699554_8498027910276985_2293217355390890355_n

Sociedade Recreativa Musical Luzense assinala 100 anos