Portimão comemora Dia da Cidade homenageando cidadãos e os 40 anos do Poder Local

Portimão prepara-se para, no próximo domingo, 11 de dezembro, viver o Dia da Cidade com toda a pompa e circunstância, […]

portimao-foto-generica

Portimão prepara-se para, no próximo domingo, 11 de dezembro, viver o Dia da Cidade com toda a pompa e circunstância, numa ocasião em que se cumprem 92 anos de elevação de Portimão a cidade, por decreto lei assinado por Manuel Teixeira Gomes, ilustre portimonense e na altura Presidente da República.

As comemorações oficiais do Dia da Cidade terão início pelas 10h00, com o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho, com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP, GNR e PM-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

Pelas 11h00, terá lugar a inauguração da Placa Toponímica “ Avenida Francisco Florêncio”, junto à rotunda do Max Mat, numa homenagem a título póstumo, ao presidente da Assembleia Municipal Francisco Florêncio, falecido a 29 de Abril de 2015.

Quando se completam 75 anos sobre a morte de Manuel Teixeira Gomes, as comemorações ficarão marcadas pela apresentação da sua biografia, da autoria do historiador José Alberto Quaresma, que, de forma exemplar, soube aliar ao rigor científico de uma investigação sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, um tom coloquial de uma prosa que cativa desde logo nas primeiras páginas da biografia.

A apresentação desta obra editada pelo Museu da Presidência da República e Imprensa Nacional-Casa da Moeda, estará a cargo de António Valdemar, jornalista, investigador e ex-presidente da Academia Nacional de Belas Artes, e será um dos momentos altos da Sessão Solene do Dia da Cidade, que, a partir das 16h00, terá lugar no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão.

Esta será também a ocasião para fazer subir ao palco do Grande Auditório Nuno Mergulhão, cidadãos e instituições que, pelo seu percurso e atividade, muito têm dignificado Portimão e o Algarve, retomando a prática institucional da atribuição de títulos honoríficos a cidadãos, instituições e funcionários municipais, após uma reformulação do regulamento que suporta este reconhecimento público, por parte da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Portimão.

Este ano, serão atribuídas Medalhas de Mérito Municipal a oito cidadãos e a cinco instituições: a Luís Costa, atleta paraolímpico; ao Instituto de Cultura de Portimão, universidade sénior e associação cultural; à Caritas Paroquial Matriz Portimão, uma associação de cariz social; à Associação de Voluntariado Elos de Esperança, e à Associação dos Amigos do Canil de Portimão, uma associação de voluntários, que serão distinguidos com a medalha de mérito municipal grau bronze.

Por outro lado, com a medalha de mérito municipal grau prata, serão agraciados Vítor Vaz Pinto, Comandante Operacional de Agrupamento do Algarve da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Nuno Vieira, Médico e Dirigente Associativo, Teresa Balté, poetisa, autora de literatura infantil e filantropa, e Álvaro Faustino, Empresário da restauração (dono da A Cozinha) e filantropo.

O futebolista e campeão europeu João Moutinho, o médico e voluntário José Gaspar Torres Matias, o Hotel Penina e o advogado e autarca Francisco Florêncio (a título póstumo) serão distinguidos com a medalha de mérito municipal grau ouro.

francisco-florencio-sera-homenegeado
Francisco Florêncio será homenageado a título póstumo

A Sessão Solene do Dia da Cidade será ainda marcada pelas intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Portimão e da presidente de Câmara e terá vários momentos musicais a cargo do Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra Clássica do Sul – Quinteto de clarinete, fagote, trompete, violino e violoncelo.

No Foyer do TEMPO haverá ainda lugar, após a sessão solene, a uma sessão de autógrafos e venda do livro “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, de José Alberto Quaresma.

Por ocasião das Comemorações do Dia da Cidade, será apresentado em 1ª mão, no dia 9 de Dezembro, pelas 17h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, e desde logo num ambiente musical inspirado pelos acordes da guitarra de Juan Camacho Leon, o calendário de eventos “A Não Perder em Portimão em 2017”, que irá marcar o 1º semestre do ano, incluindo as atividades do programa “365 Algarve” em Portimão.

Este será também o momento para a assinatura de Protocolos de Cedência de instalações a várias associações do concelho, nomeadamente a Associação Moto Grupo do Arade, Associação da Pessoa Esclerose Múltipla do Barlavento – APEMBA (Apoio a Doentes com Esclerose Múltipla), SPEM – Associação Portuguesa de Esclerose Múltipla- Núcleo de Portimão (Apoio a famílias, apoio grávidas e bebes, apoio em mobiliário e roupas), Associação Rafael Carole (Ajudas Técnicas para Deficiência Motora), CAPELA – Centro de Apoio População Emigrantes e Amigos (Apoio à População emigrante de Leste Apoio Social, Cultural), GRATO – (Área Toxicodependência) e Associação de Chefias de Bombeiros do Algarve (Atividades Recreativas e Culturais).

Ainda no dia 9 de Dezembro, o Mercado da Avenida São João de Deus comemora o seu 9º aniversário, estando agendado para as 11h00, o tradicional cântico e degustação do bolo de aniversário, confecionado e servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de bebidas regionais pela Taberna de Portimão.

O dia 10 de Dezembro será marcado pela fotografia e pelo cinema em Portimão, com a inauguração da exposição da XVII Corrida Fotográfica de Portimão, às 17h00, no Museu de Portimão, com a atuação do coro infantil do Grupo Coral Adágio e teatralização  pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação da Escola da Bemposta.

1º Prémio - Fábio Barradas Eusébio

Às 18h00, começa a 2ª Mostra de Cinema Independente de Portimão- CIP2, com exibição no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, de cinema independente e documentários realizados no concelho, numa iniciativa da Gázól Filmes, com entrada livre.

No âmbito das Comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático, no dia 12 de Dezembro, pelas 18h00, o Hotel Alvor Praia acolhe uma Sessão Pública de Homenagem aos Autarcas do Concelho que, desde 1976, se apresentaram a eleições e foram eleitos para servir o Município e as Freguesias, como membros da Assembleia Municipal e de Freguesia, ou Executivo da Juntas e da Câmara Municipal de Portimão.

Nesta sessão, além de uma palestra evocativa da efeméride, será apresentada a reedição da publicação “Homenagem aos Autarcas Portimonenses – Mandatos 1974-2017“, que 10 anos depois é atualizada e republicada.

O Associativismo, como já é habitual, marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e, por este dias, dinamiza muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades, no âmbito do Dia da Cidade.

O Programa completo das Comemorações do Dia da Cidade – momentos oficiais e festividades, está disponível em www.vivaportimao.pt

Comentários

pub