Festival de Órgão em formato alargado conquistou «público novo»

O Festival de Órgão do Algarve deu música a cerca de 1500 pessoas, em 10 concertos que tiveram lugar em […]

No final, já com a igreja quase vazia, Nuno Alexandrino quis ouvir o som do órgão elétrico e ainda tocou durante alguns minutos mais

O Festival de Órgão do Algarve deu música a cerca de 1500 pessoas, em 10 concertos que tiveram lugar em Outubro e Novembro em igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira.

Em 2016, o evento realizou-se, pela primeira vez, em diferentes localidades algarvias, num formato alargado em relação às oito edições anteriores, o que permitiu «conquistar público novo», segundo a associação Música XXI, que organiza o evento.

festivalorgaoalgarve2016_2Os protagonistas da 9ª edição do Festival de Órgão algarvio foram os  organistas Nuno Alexandrino, João Paulo Janeiro, Rafael Reis, Tiago Ferreira e Tadeu Filipe,a quem se juntaram Filipa Oliveira e o Coral Adágio.

Segundo a Música XXI, com o novo modelo do festival, experimentado este ano, «foi possível conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos. As igrejas, quase sempre cheias, mostram-no bem».

«Falta apenas um pequeno passo para que algum organista tome a ousadia de se fixar no Algarve e reinicie a escola deste instrumento na região. Conservatórios e órgãos não faltam, por isso a Associação Cultural Música XXI lança o desafio», acrescentaram os organizadores do evento.

O Festival de Órgão do Algarve 2016 contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Hotel Faro. Teve a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e Misericórdia de Tavira.

A Associação Música XXI aproveitou o balanço que fez do festival para deixar «um enorme agradecimento aos parceiros que tornaram o evento possível» e já antecipa a edição de 2017, assim «o queira a região, os decisores e o público».

Comentários

pub