Centro de Bem Estar Animal promove adoção de “amigos de quatro patas” em Albufeira

Albufeira tem, desde quarta-feira, um Centro de Bem Estar Animal, projeto que venceu o Orçamento Participativo de Albufeira em 2015. […]

dsc_0096-mediuminauguracao-centro-bem-estar-animal
Carlos Silva e Sousa e Isabel Machadinho descerraram a placa

Albufeira tem, desde quarta-feira, um Centro de Bem Estar Animal, projeto que venceu o Orçamento Participativo de Albufeira em 2015. A obra, que foi inaugurada por Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara, tem uma sala de atendimento, um espaço para consultas, uma sala de cirurgia, boxes de recobro/quarentena e ainda um gatil, com capacidade para 28 animais.

Este novo espaço, localizado nas Instalações Municipais de Vale de Pedras, fica perto do atual centro de recolha de animais do município, tão perto que a ideia é que sejam complementares.

Isabel Machadinho foi a munícipe que apresentou a proposta e, no dia da inauguração, estava radiante. «A ideia surgiu porque os serviços estavam muito descentralizados. A veterinária dava consultas no pátio, o canil estava em Vale de Pedras. Sugeri que fosse feito um edifício onde os animais e as pessoas tivessem um atendimento mais direto. Depois a Câmara escolheu o local», explicou ao Sul Informação.

A preocupação de Isabel Machadinho «era ter um local onde se pudesse esterilizar os animais. Era pouco dinheiro [60 mil euros], não dá para fazer uma grande coisa, mas o que se conseguiu fazer, está ótimo».

dsc_0165-mediuminauguracao-centro-bem-estar-animalAinda assim, depois de concluída a obra, a proponente assume que «imaginava mais, mas com pouco dinheiro não é fácil». Por isso, Isabel Machadinho está «a pensar apresentar outro projeto, para o ano, para ampliação deste».

Além de ter criado um espaço de acolhimento e de tratamento para animais, a munícipe ajudou ainda a criar o seu novo local de trabalho. «Trabalhei durante 32 anos na Divisão de Gestão Urbanística da Câmara. Quando apresentei o projeto trabalhava aí. Entretanto, surgiu a oportunidade de trabalhar com a doutora [veterinária], porque ela não tinha ninguém e eu adoro animais. Quando apresentei o projeto, não imaginava que vinha para cá trabalhar e agora vou ficar aqui», diz sorridente.

A importância da criação deste espaço é também realçada por Carlos Silva e Sousa. O autarca diz que agora «temos um sítio onde animais podem ser recebidos, tratados, receber intervenções de caráter cirúrgico e ainda tem uma zona de quarentena». Além disso, «está ligado ao centro de recolha, o que significa que podemos ter aqui atendimento de pessoas, recolher animais abandonados, tratar deles. Ficamos com o serviço completo».

A juntar a tudo isto, o autarca diz que o novo Centro de Bem Estar ajuda no propósito final: a adoção. «Funciona como motivação para as pessoas fazerem adoção. Se os animais estiverem mais bem tratados, com bom aspeto e felizes é mais fácil as pessoas os adotarem», conclui.

Fotos: Nuno Costa|Sul Informação

Comentários

pub