José Silva Louro recebe prémio «Maria Veleda» a dia 11 de Dezembro no Lethes

O professor José Silva Louro, vencedor do prémio «Maria Veleda» em 2016, vai receber este galardão no dia 11 de […]

José LouroO professor José Silva Louro, vencedor do prémio «Maria Veleda» em 2016, vai receber este galardão no dia 11 de Dezembro, às 16h30, no Teatro Lethes.

O vencedor vai receber 5 mil euros e uma medalha comemorativa, da empresa de cortiça Pelcor.

A decisão de entrega deste prémio a José Silva Louro foi anunciada no dia 10 de Outubro, tal como noticiou o Sul Informação. 

Do júri, fizeram parte Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, António Branco, reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Idálio Revez, jornalista do «Público», José Carlos Barros, arquiteto paisagista e deputado, Lídia Jorge, escritora, Mirian Tavares, diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, Natividade Monteiro, professora e investigadora, e Paulo Cunha, professor de Música, que avaliaram as oito candidaturas entregues este ano.

Este Prémio Regional «Maria Veleda» é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que quer «destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região».

A iniciativa quer também dar um contributo à medida «Mulheres Criadoras de Cultura», preconizada no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação a decorrer no período 2014-2017.

Maria Veleda, pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, foi uma lutadora pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, tendo nascido em Faro, em 1871. Foi ainda professora primária e pioneira na luta pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

A decisão de atribuir o prémio a José Silva Louro foi, na altura, unânime, «por reconhecer que, no seu percurso de vida, os princípios de igualdade de género e de oportunidades, bem como do exercício de uma cidadania ativa estão presentes na sua atividade de pedagogo e de cidadão, com uma participação cívica e cultural ativa no Algarve, dando uma clara resposta aos critérios subjacentes à criação desta distinção», explica a Direção Regional de Cultura.

O professor José Silva Louro esteve na fundação do grupo de teatro universitário SIN-CERA, da Companhia de Teatro do Algarve e na formação do grupo de teatro Al-Masrah, tendo também sido programador do Teatro Lethes até 2008.

A cerimónia de entrega deste prémio contará com a presença do secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado, do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, da diretora regional de Cultura Alexandra Gonçalves, bem como de todos os elementos que compuseram o júri. Conta ainda com o apoio da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.

Comentários

pub