Loulé e Castro Marim integram rede portuguesa de Municípios saudáveis

  As Câmara de Loulé e Castro Marim formalizaram, na passada sexta-feira, a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, […]

 

rede municipios saudaveisAs Câmara de Loulé e Castro Marim formalizaram, na passada sexta-feira, a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, numa cerimónia que decorreu na Vidigueira, no âmbito do 19º aniversário desta Rede.

Esta associação integra neste momento 34 municípios portugueses e é um fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas.

«Considerando que o Município de Loulé, no âmbito das suas competências, tem desempenhado um papel ativo e significativo na área da saúde e desenvolvido um trabalho em parceria, que tem permitido uma maior intervenção dos cidadãos, esta adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis reveste-se de grande importância», diz a Câmara de Loulé.

Além da autarquia louletana, e da Câmara de Castro Marim apenas Lagoa também faz parte desta Rede, no que diz respeito aos Municípios algarvios.

A visão de que a promoção da saúde se rege por princípios de cooperação intersectorial, solidariedade, equidade e sustentabilidade, impeliu os municípios a procurarem em conjunto respostas para problemas comuns. Assim, a missão desta Rede é apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto «Cidades Saudáveis» nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Os seus objetivos estratégicos sustentam-se nos dois objetivos estratégicos da Saúde 2020: melhorar a saúde para todos e reduzir as desigualdades em saúde e, por outro lado, melhorar a liderança e a governança participativa para a saúde.

O desenvolvimento de um Roteiro Nacional para a Saúde é um dos projetos da Rede neste ciclo autárquico.

Comentários

pub