Legionella obriga ARS a substituir canalização do Centro de Saúde de VRSA

A deteção de Legionella na água do Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, em Julho passado, obrigou […]

agua-torneiraA deteção de Legionella na água do Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, em Julho passado, obrigou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve a substituir a velha canalização desta unidade de saúde, onde a presença da perigosa bactéria já tinha sido «detetada anteriormente».

O mesmo problema tem o Serviço de Urgência Básica existente nesta cidade, cuja canalização está já a ser substituída pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA), assegurou o instituto público, que também garante não haver «situações de risco para profissionais ou utentes».

Esta sexta-feira a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) publicou um relatório datado de Setembro, onde revelava ter encontrado Legionella na água da canalização de ambas as unidades de saúde vila-realenses e em que alertava para o eminente perigo para a saúde pública que daí advinha.

A entidade reguladora considerava, no relatório que produziu na sequência de uma inspeção ao Centro de Saúde e à SUB de VRSA, que «os cuidados de saúde estão a ser prestados, nos dois estabelecimentos de saúde visados, em incumprimento dos padrões mínimos de qualidade e segurança exigíveis». Aconselhava mesmo ao fecho das unidades, caso a situação não fosse rapidamente resolvida.

Na resposta dada pela ARS do Algarve à ERS, na altura, esta entidade terá dado conta «da dificuldade de erradicação da bactéria devido ao estado da rede predial de água que serve o edifício onde funcionam o Centro de Saúde e o SUB de Vila Real de Santo António».

Numa reação à publicação deste relatório, a ARS do Algarve garantiu que as medidas corretivas foram tomadas logo após ter sido informada do resultado desta «inspeção de rotina». «Foram de imediato tomadas as medidas técnicas recomendadas para resolver a situação (choque térmico e choque químico) e eliminar qualquer risco. A rede das águas, onde já anteriormente tinha sido detetada a Legionella, foi substituída em obra finalizada em Setembro», assegurou a entidade pública que gere o setor da Saúde no Algarve.

Entretanto, os técnicos da ERS terão voltado ao Centro de Saúde de VRSA no dia 12 de Outubro e «confirmaram o términus da obra».

No que diz respeito ao SUB, «o Conselho Diretivo da ARS Algarve já deu ordem à Administração do Centro Hospitalar do Algarve no sentido de substituir também a canalização do SUB até ao fim de Novembro, sendo que o CHA reporta estar a dar cumprimento às orientações».

No seguimento da publicação do relatório da ERS, saíram várias notícias que davam conta da existência da bactéria Legionella na água das canalizações do Centro de Saúde e SUB de VRSA de «forma errónea», segundo a ARS. Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve Cristóvão Norte e José Carlos Barros também foram rápidos a reagir ao resultado da inspeção feita em Julho, numa nota enviada às redações.

«Importa saber que medidas está o governo a tomar, se está a realizar obras para corrigir a situação e erradicá-la ou se a deixa penosamente arrastar-se com perigo para a saúde pública . As conclusões não podem deixar os utentes e funcionários nada sossegados e obrigam as entidades públicas a agir prontamente», consideravam.

Comentários

pub