Algarve faz parte de projeto de mobilidade sustentável que ganhou prémio europeu

O projeto European Cycling Challenge, do qual o Algarve faz parte desde 2015, foi galardoado, no início desta semana, com o […]

As bicicletas preparadas

O projeto European Cycling Challenge, do qual o Algarve faz parte desde 2015, foi galardoado, no início desta semana, com o Prémio CIVITAS 2016, a mais alta distinção europeia para projetos inovadores de mobilidade urbana sustentável.

Este prémio destacou o papel do European Cycling Challenge na categoria de participação pública, especialmente por ter tirado partido das aplicações online para avaliar as necessidades de quem se desloca de bicicleta.

A iniciativa, que consistiu numa competição de utilizadores regulares da bicicleta, mobilizou este ano 52 áreas metropolitanas europeias, as quais, através do rastreio dos cerca de 4 milhões de quilómetros pedalados ao longo do mês de maio pelos 46 mil utilizadores inscritos, beneficiaram de mapas pormenorizados dos percursos usados pelos ciclistas.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que promove esta iniciativa no Algarve e que foi a primeira entidade intermunicipal portuguesa a participar, diz que este prémio é um «incentivo para a região, que ainda recentemente assinou o compromisso pela mobilidade urbana sustentável».

A AMAL acrescenta que o Algarve está «a braços com a ambiciosa tarefa de projetar um futuro em que as deslocações serão mais eficientes, inclusivas e sustentáveis».

VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve está aliás a concluir o processo de diagnóstico da mobilidade na região. Depois do inquérito online realizado até 22 de Setembro, as três equipas constituídas para a recolha de informação junto dos diversos parceiros estão a compilar e a analisar os dados para que os possam apresentar no próximo dia 26 de Outubro, num fórum dedicado a lançar as bases dos planos de ação a adotar.

Comentários

pub