Albufeira apela à participação dos munícipes no processo de revisão do PDM

O Município de Albufeira vai iniciar, em Novembro, um processo de auscultação pública destinado a apurar o que os cidadãos […]

Câmara de AlbufeiraO Município de Albufeira vai iniciar, em Novembro, um processo de auscultação pública destinado a apurar o que os cidadãos pensam acerca do concelho, quais os seus anseios e aspirações, e como gostariam de caminhar rumo ao futuro, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal.

Segundo a Câmara, «o objetivo é traçar uma estratégia de desenvolvimento que respeite os valores culturais e ambientais, a coesão do território e a inclusão social». Os fóruns terão lugar nos dias 4, 12, 19 e 26 de Novembro, em cada uma das freguesias do concelho.

O 1º Fórum de Auscultação Pública, marcado para 4 de Novembro, às 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira e é aberto a toda a população.

As sessões individuais, em cada freguesia, destinam-se somente aos munícipes residentes na respetiva freguesia. Assim, a 12 de Novembro serão os cidadãos de Ferreiras e Paderne a serem ouvidos. As ações decorrem em simultâneo, às 15h00, no pavilhão do Futebol Clube de Ferreiras e no edifício da Junta de Freguesia de Paderne.

Fóruns Auscultação PúblicaAs freguesias de Albufeira e Olhos de Água vão ser auscultadas no dia 19 de Novembro, às 15h00, também em simultâneo, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira e nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Olhos de Água. A 26 de Novembro, a sessão tem lugar no Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia, às 15h00.

«Estas apresentações públicas fazem parte de um processo complexo que integra também a elaboração de estudos e a concertação com várias entidades com objetivo final de elaborar uma proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Albufeira», explica o presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa.

O autarca acrescenta que, para tal, irão decorrer diferentes formas de auscultação pública: «o procedimento de revisão deste importante instrumento de ordenamento e gestão do território do concelho irá desenvolver-se ao longo de várias etapas. A proposta final de revisão do PDM representará o culminar de anos de trabalho, com o intuito de consolidar uma política moderna e conscientemente virada para os munícipes e para a melhoria da qualidade de vida».

O PDM atualmente em vigor apresenta, segundo a Câmara de Albufeira, «um natural desajustamento face à realidade e às opções estratégicas e políticas que se querem para o município». Por isso, «o executivo camarário decidiu iniciar a Revisão do PDM. Trata-se de um procedimento constituído por várias fases de trabalho, e momentos de participação de entidades externas e da população».

«Para concretizarmos este plano de desenvolvimento é fundamental que todas as pessoas que vivem e fazem parte do território – cidadãos anónimos, empresas, instituições privadas e públicas – participem, deem as suas sugestões e contributos para que juntos possamos traçar os caminhos de ação e prioridades rumo a um futuro melhor para os nossos filhos e netos», apela Carlos Silva e Sousa.

As sessões nas freguesias têm lugares limitados, por isso é necessária inscrição através do e-mail ricardo.msilva@cm-albufeira.pt ou telefone 289 599 582.

Comentários

pub