Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoO monumento a José Bento Ferreira d’Almeida, mais conhecido como “Obelisco de Faro”, começou a ser restaurado ontem, dia 12 de Setembro. A empreitada está a cargo da Divisão de Cultura, Museus, Arqueologia e Restauro da Câmara de Faro.

A intervenção ao monumento, situado na Avenida da República, deve demorar «cerca de dois meses» e tem como «principais objetivos a limpeza, desinfestação, consolidação, tratamento de juntas, reposição de volumes e remoção de intervenções não originais do suporte pétreo», diz a Câmara de Faro.

«Ao mesmo tempo, os trabalhos incidirão na limpeza, estabilização e proteção dos elementos em bronze do obelisco», acrescenta.

festival do marisco de olhao

O monumento foi inaugurado em 1910, para homenagear o político e militar José Bento Ferreira d’Almeida, nascido em Faro, em 1847, e que se destacou, entre outros feitos, como Ministro da Marinha na abolição de castigos corporais existentes na Armada.

O obelisco foi realizado pela oficina do mestre Tomaz Ramos, canteiro que, no início do século XX, foi autor de importantes obras, como as cantarias do palácio Fialho, a fachada do café Aliança, o Palácio de Belmarço, o plinto do busto de João de Deus e o palacete Guerreirinho.

 

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras