NERA diz que «a dúvida e a confusão estão lançadas» com as anunciadas alterações do IMI

A «dúvida e a confusão estão lançadas» com o novo imposto sobre o património que o Governo se prepara para […]

Carvoeiro_Algarve_construção e imobiliárioA «dúvida e a confusão estão lançadas» com o novo imposto sobre o património que o Governo se prepara para lançar, considerou esta quarta-feira o NERA.

A Associação Empresarial da Região do Algarve veio a público manifestar «a sua discordância com a intenção de fundo da medida e a sua perplexidade pela forma como ela tem sido anunciada», apelando ao Governo para reconsiderar as alterações ao IMI, que estão a gerar muita polémica.

Apesar de ainda não serem conhecidos os moldes da nova taxa, o NERA antecipa problemas e mostrou-se preocupado com os impactos que o imposto pode ter na região.

O facto de não se conhecer «o âmbito dos setores, os mecanismos aplicados e os valores em causa» do novo imposto, cuja inclusão no próximo Orçamento de Estado «é certa», está a gerar «perplexidade e dúvidas, e sobretudo muita incerteza», o que «pode ter consequência imediata nas intenções de investimento e desinvestimento».

«A Região do Algarve, onde existe um vasto mercado imobiliário, cuja tributação em IMI já é elevada, pode ser fortemente afetada por mais medidas que possam gerar insegurança nos investidores nacionais e em particular nos investidores estrangeiros, que atuam de formas diferentes, entre as quais os Vistos Gold. Portugal e o Algarve, em particular, não se podem dar ao luxo de perder investimento estrangeiro e de afugentar quem cá já investiu», defendeu o NERA, numa nota de imprensa.

Comentários

pub