Governo perde «15 milhões de euros» com redução das portagens nas ex-SCUT

A redução de 15 por cento nas portagens das ex-SCUT, entre as quais a Via do Infante, deverá implicar uma […]

PortagensA redução de 15 por cento nas portagens das ex-SCUT, entre as quais a Via do Infante, deverá implicar uma perda de receita anual «de cerca de 15 milhões de euros», estimou esta quinta-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques.

O membro do Governo esteve no Algarve para presidir à inauguração da Feira da Dieta Mediterrânica, mas fez questão falar no tema das portagens, particularmente quente no Algarve, prometendo para breve uma reavaliação do sistema de cobrança e dados sobre o impacto da redução operada no preço de cinco antigas autoestradas SCUT, em vigor desde 1 de Agosto.

Para já, a medida já permitiu aos portugueses «poupar várias dezenas de milhar de euros», em apenas um mês.

«A nossa estimativa é que a perda de receita anual ande em torno dos 15 milhões de euros, em todo o país. Isto depende, naturalmente do cumprimento das estimativas de aumento de tráfego associado a esta redução», disse Pedro Marques.

«Em breve faremos um balanço de como correu este primeiro mês de redução de portagens. Mas quero aqui salientar que houve uma redução e que aquilo que foi o compromisso do Governo na campanha eleitoral foi cumprido», acrescentou.

Quanto ao valor da redução, foi o «possível sem colocar em causa o equilíbrio das contas da Infraestruturas de Portugal e das contas públicas». «Há quem diga que foi pouco. Eu reconheço e prcebo isso. Mas as pessoas também compreendem que as coisas têm de ser feitas com sustentabilidade, com os pés na terra. Ainda assim, foi uma redução significativa», defendeu o ministro.

Comentários

pub