Ar quente e seco vindo do Norte de África sobe temperaturas em Portugal

Um fluxo de ar quente e seco proveniente do Norte de África vai provocar uma subida gradual de temperatura até […]

Turismo turistas e praias_03Um fluxo de ar quente e seco proveniente do Norte de África vai provocar uma subida gradual de temperatura até dia 6 de Setembro, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entre os dias 2 e 4 de Setembro, a temperatura máxima irá variar entre 30 e 35ºC na generalidade do território, atingindo valores perto de 40ºC no interior do Alentejo, Beira Baixa e Ribatejo.

A faixa costeira ocidental irá registar valores de temperatura máxima entre 25 e 30ºC, com ocorrência de nebulosidade matinal e brisa durante a tarde.

Nos dias 5 e 6 de Setembro, a temperatura máxima irá registar uma ligeira subida, atingindo-se valores entre 35 e 42ºC em quase todo o território continental.

Durante este período, a temperatura mínima irá igualmente subir, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20ºC), em especial nas regiões Centro e Sul e nos dias 5 e 6, podendo atingir-se valores próximos de 25ºC em alguns locais da região Sul.

No dia 7, prevê-se uma descida acentuada de temperatura, em especial da máxima, podendo em alguns locais registar-se uma descida entre 10 e 12ºC, acrescenta ainda o IPMA.

Como o Sul Informação já tinha noticiado esta manhã, a localidade mais quente do Algarve será Alcoutim, onde as temperaturas andarão hoje pelos 37ºC e sobem amanhã e no domingo para os 38º e atingindo mesmo os 42º na segunda-feira, dia 5.

Para Faro, prevêem-se 33º hoje, 34 amanhã e domingo e 40ºC na segunda, Albufeira terá temperaturas entre os 32ºC (hoje) e os 40ºC na segunda, tal como Portimão, que subirá dos 32ºC de hoje, para 33º amanhã, 35º no domingo e 40º na segunda-feira.

Mesmo Sagres, que costuma ser o local mais fresco do Algarve, terá temperaturas entre os 30 e os 37ºC.

A temperatura da água do mar acompanha também estes valores elevados, situando-se entre os 22º em Sagres e os 26º na zona de Monte Gordo.

Comentários

pub