AMAL desenvolve aplicação para ajudar algarvios a decidir sobre a sua mobilidade

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) está a desenvolver, através do projeto VAMUS, uma aplicação móvel e web que «ajudará […]

semana da mobilidadeA Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) está a desenvolver, através do projeto VAMUS, uma aplicação móvel e web que «ajudará quem se desloca no Algarve a reequacionar o meio de transporte usado de acordo com o impacto ambiental e financeiro».

O VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve e o compromisso a ele associado são, aliás, tidos como impulsionadores da reforçada participação algarvia na Semana Europeia da Mobilidade, que começa esta sexta-feira, dia 16, e se prolonga até 22 de setembro, dedicada à Mobilidade Inteligente como forma de impulsionar uma Economia Forte.

Este ano, sublinha a AMAL, são oito os municípios do Algarve, o dobro dos inscritos em 2015, que vão pôr à prova a utilização de alternativas ao automóvel particular em iniciativas promovidas durante a Semana Europeia da Mobilidade.

Percursos pedestres e de bicicleta, ruas transformadas em zonas de passeio, lugares de estacionamento cedidos a criações artísticas e o lançamento de infraestruturas de incentivo à deslocação sobre duas rodas são exemplos das muitas atividades programadas na região e que se traduzem num expressivo reforço da participação algarvia nesta iniciativa comunitária que procura o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade.

Em jeito de convite a que os algarvios participem no vasto programa dos municípios algarvios (Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira), a AMAL desenvolveu uma plataforma online, onde à distância de um clique sobre o mapa da região, é possível ficar a conhecer todos os pormenores de cada iniciativa, bem como as formas de inscrição se for caso disso.

Essa ferramenta informativa estará acessível no site dedicado ao projeto que mobiliza tanto municípios como diversos parceiros institucionais na missão de projetar a mobilidade do futuro no Algarve.

A participação da AMAL neste evento europeu através das designadas “Ações para a Mobilidade” é materializada com as iniciativas que promovem uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável ao longo de todo o ano, nomeadamente do reforço do número de municípios aderentes, bem como a referida plataforma online.

Além da ferramenta de agregação do programa da Semana Europeia da Mobilidade e do projeto de mobilidade urbana sustentável, a Comunidade Intermunicipal está a desenvolver, através do VAMUS, uma aplicação móvel e web que ajudará quem se desloca no Algarve a reequacionar o meio de transporte usado de acordo com o impacto ambiental e financeiro.

Ainda no âmbito do VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, as equipas de trabalho estão a «concluir o diagnóstico da região, para, com base nas necessidades e oportunidades identificadas, poderem projetar, até ao final do ano, a mobilidade do futuro alicerçada em princípios de universalidade no acesso e de eficiência e de sustentabilidade nas soluções adotadas».

A AMAL faz notar que, no âmbito do projeto VAMUS, residentes, visitantes e turistas do Algarve estão ainda a tempo de partilhar como se deslocam atualmente dentro da região e por que opções de mobilidade gostariam de poder optar no futuro, através do preenchimento de um questionário acessível na página do projeto alojada no endereço www.vamus.pt.

Comentários

pub