Quarteira comemora centenário do nascimento do Poeta Pardal

O centenário do nascimento do Poeta Pardal vai ser comemorado em Quarteira nos dias 16 e 18 de Agosto. Das […]

Poeta PardalO centenário do nascimento do Poeta Pardal vai ser comemorado em Quarteira nos dias 16 e 18 de Agosto. Das comemorações fazem parte o lançamento da reedição do livro “Em cima do Mar Salgado”, da autoria do poeta popular quarteirense, e o visionamento de um documentário centrado no Poeta Pardal.

As comemorações começam às 18h00, de dia 16, com a cerimónia a cerimónia de descerramento da placa comemorativa desta efeméride, na Rua Poeta Pardal.

Já às 19h00, no Pólo da Biblioteca Municipal (Largo do Mercado), será lançada a reedição de “Em cima do Mar Salgado”. Este livro, com poemas compilados por José Ruivinho Brazão foi lançado inicialmente em 1977.

Já no dia 18 de Agosto, às 22h00, na Praça do Mar, será exibido o documentário “Mau Tempo, Marés e Mudanças”, do realizador Ricardo Costa, uma longa metragem lançada em 1976 que tem o autor como personagem central.

Manuel de Brito Pardal, mais conhecido como Poeta Pardal, nasceu em Quarteira a 16 de Agosto de 1916. Segundo a Câmara de Loulé, é «conhecido como o único poeta popular que foi pescador».

A autarquia louletana, que organiza a homenagem em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, conta que «o seu primeiro poema surgiu quando tinha 14 anos. Herdou do pai, Ernesto Pardal, o gosto pela poesia e pelo canto. Amante do fado, quando fazia poesia era para ser cantada. Usava no bolso uma gaita-de-beiços e fazia-se acompanhar de uma guitarra».

A sua poesia, «de carácter repentista, versava sobre o mar, a faina, as parcas condições de vida, mas também sobre outras temáticas que revelam um homem que questiona a vida, a morte e um pouco de tudo aquilo que o rodeia», acrescenta a Câmara de Loulé.

Manuel de Brito Pardal faleceu em 1984, sendo que, em 1987, no largo com o seu nome foi inaugurada uma estátua em sua homenagem – um busto em bronze da autoria de Diamantina Negrão.

Comentários

pub