Louletano e Sporting/Tavira longe das expectativas na Volta a Portugal

As equipas algarvias – Louletano/Hospital de Loulé e Sporting/Tavira – tinham assumido a ambição de ganhar a Volta a Portugal, […]

Vicente de Mateos e Rinaldo NocentiniAs equipas algarvias – Louletano/Hospital de Loulé e Sporting/Tavira – tinham assumido a ambição de ganhar a Volta a Portugal, mas o melhor que conseguiram foi vencer, cada uma delas, uma etapa. Na 5ª tirada, que terminou em Viseu, o louletano Vicente de Mateos foi o primeiro a cortar a meta, enquanto Jesus Ezquerra, do Sporting/Tavira, ganhou a 8ª etapa, na Arruda dos Vinhos.

No final, o ciclista algarvio mais bem classificado foi mesmo Vicente de Mateos, do Louletano/Hospital de Loulé, que terminou a Volta em 8º lugar da geral. O atleta é o único representante das equipas algarvias no top 10 desta classificação.

Quanto ao Sporting/Tavira, que tinha ido buscar um Rinaldo Nocentini em fim de carreira para tentar fazer um brilharete na prova velocipédica mais importante do país, acabou por conseguir que o italiano ficasse em 21º, tendo antes de si outro ciclista da equipa do Louletano/Hospital de Loulé, o português João Benta, em 17º lugar.

O vencedor desta 78ª Volta foi Rui Vinhas, da W52-FC Porto.

Este domingo, naquela que foi a última etapa, ligando, em contrarrelógio, Vila Franca de Xira a Lisboa, não houve ciclistas nem do Louletano/Hospital de Loulé nem do Sporting/Tavira nos dez primeiros da tirada. De Mateos furou um pneu a meio do contrarrelógio e acabou por chegar com um grande atraso para as posições da frente.

Esta contrariedade fez com que descesse para do 6º para o 8º lugar da classificação geral. O ciclista terminou a Volta a Portugal a 6 minutos e 30 segundos do camisola amarela, Rui Vinhas.

Já Gustavo Veloso, da W52/FC Porto, foi o grande vencedor do dia, ao completar a tirada em 40 minutos e 46 segundos.

Nesta Volta, o espanhol De Mateos acabou por ser o corredor das equipas algarvias em evidência, ao conseguir o 8º lugar na geral, tendo ganho uma tirada e ficado fora do top 10 das etapas apenas por duas vezes.

Entre as 17 equipas em prova, o Louletano/Hospital de Loulé classificou-se na 7ª posição, logo seguido do Sporting/Tavira, em 8º. A classificação por equipas é encabeçada pela W52/FC Porto.

 

Classificação geral final:

1. Rui Vinhas, Por (W52-FC Porto), 40:57.66 horas.
2. Gustavo Veloso, Esp (W52-FC Porto), a 1.31 minutos.
3. Daniel Silva, Por (Rádio Popular-Boavista), a 2.49.
4. Raúl Alarcón, Esp (W52-FC Porto), a 3.30.
5. Joni Brandão, Por (Efapel), a 3.54.
6. Amaro Antunes, Por (LA-Antarte), a 5.08.
7. Henrique Casimiro, Por (Efapel), a 6.03.
8. Vicente de Mateos, Esp (Louletano-Hospital de Loulé), a 6.30.
9. Rui Sousa, Por (Rádio Popular-Boavista), a 6.44.
10. Ricardo Vilela, Por (Caja Rural), a 7.21
(…)
13. Alejandro Marque, Esp (LA-Antarte), a 11.16.
17. João Benta, Por (Louletano-Hospital de Loulé), a 16.45.
21. Rinaldo Nocentini, Ita (Sporting-Tavira), a 27.20.

Comentários

pub