Ideias do Levante promove curso de guionismo para Cinema e Televisão

A Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com a Sonarsis – Artes do Som, vai […]

guionismo e guionistaA Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com a Sonarsis – Artes do Som, vai organizar, em Portimão, um Curso de Guionismo, orientado por Luís Pereira, com o tema “Da Ideia ao Texto Final”.

O curso vai funcionar no Espaço Portas do Sol, no Sítio da Bemposta, em Portimão, e decorrerá durante dois meses, aos sábados, das 17h00 às 20h00, entre 6 de Agosto e 24 de Setembro.

Esta formação, para maiores de 16 anos (sem limite etário), destina-se a todos aqueles que pretendem escrever de forma criativa para cinema e televisão, aprendendo as bases teóricas e colocando-as em prática.

Durante este curso, o Formando irá obter as ferramentas necessárias para construir um guião de Cinema/Televisão desde a ideia inicial até ao objecto final, pronto a ser interpretado.

A formação será dividida em duas partes, em Teoria e em Prática. Durante a parte teórica, o Formando irá ser apresentado, através de slides e projeções de exemplos práticos, aos pontos essenciais que deverão adquirir antes de poderem embarcar na parte prática da formação.

Toda esta aprendizagem será feita de forma dinâmica, sendo o Formando «convidado a ser parte ativa e interventiva na aprendizagem, de modo a que mais bem assimile conceitos e ideias».

Aquando da passagem para a parte prática, o Formando começará a «trabalhar a sua Ideia de estória, seguindo, passo a passo, os diversos estágios desde a Ideia até ao Produto Final – passos esses que foram adquiridos na primeira parte da formação».

«Cada um dos pontos desenvolvidos será amplamente discutido e relacionado com o anterior, de modo a que a estrutura e coerência da Narrativa nunca sejam perdidas», acrescentam os organizadores do curso.

Como objeto final, os Formandos terão um guião completo – no caso de uma curta metragem – ou um Treatment – no caso de uma Narrativa de maior duração.

Sendo que, «com o findar da formação, cada um dos Formandos, de forma individual, poderá partir para a tentativa de transformar as suas palavras e a sua Ideia num objeto de Audiovisual disponível a todos».

Esta formação está limitada a um máximo de 12 participantes e a um mínimo de 5. O curso custa 130 euros.

As inscrições devem ser feitas através de mensagem privada (www.fb.com/portasdosol.info) ou do formulário de contato no site do espaço (www.portasdosol.info), ou ainda através de telemóvel/SMS 965017845, enviando os seguintes dados: nome, idade, email, contacto móvel e atividade na qual se inscreve.

Para garantir a sua vaga, os interessados deverá realizar o pagamento da metade do valor da inscrição via transferência bancária (solicite o NIB para transferência), encaminhando para o email o comprovativo. O restante valor será pago no próprio dia. No final, depois do pagamento na totalidade e a total frequência no curso, será emitido um certificado de participação.

Comentários

pub