Castelo de Aljezur recebe “Noites Fantásticas” para «aproximar as pessoas do património»

Tomar o castelo de assalto, passear pelas ruas antigas para conhecer os sítios com história e passar um serão com […]

castelo de aljezurTomar o castelo de assalto, passear pelas ruas antigas para conhecer os sítios com história e passar um serão com música entre as muralhas. Esta é a proposta da iniciativa “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos”, marcada para Aljezur e para o seu castelo, no próximo dia 27 de Agosto, às 18h00.

Este evento é produzido pela Associação Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, no âmbito do programa DiVaM da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Em declarações ao Sul Informação, Sónia Felicidade, técnica da associação que produz o evento, disse que o objetivo é «aproximar as pessoas do património». Sónia Felicidade explicou também a razão da escolha do Castelo de Aljezur como «foco essencial» deste evento, já que duas das três atividades programadas no âmbito do ciclo “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos” decorrem neste espaço: «tínhamos que escolher um monumento cuja gestão estivesse a cargo da Direção Regional de Cultura e Aljezur situa-se na nossa área de influência da associação Vicentina».

O evento começa pela atividade «Vamos Tomar o Castelo», que começará, às 18h00, com o encontro dos participantes no Mercado de Aljezur, para depois percorrerem a pé o centro histórico da vila, acabando no Castelo. Esta atividade, adiantou Sónia Felicidade, terá um «caráter simbólico»: «tomar o Castelo será entrar e perceber que monumento é este, o que representa hoje e que vivências lhe estão associadas».

Já no interior do Castelo de Aljezur, haverá um momento de convívio entre mouros e cristãos, que contará com a participação de alguns jovens alunos da escola de música dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e elementos do grupo de teatro “per-versus”.

Segue-se, às 20h30, o projeto teatral “Sítios com História”, da atriz Neusa Dias, em que os participantes nestas “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos” são desafiados «a conhecer lugares que fazem parte do nosso património, mas que muitas vezes não são de facto observados, ocupados e pensados», adianta a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A atriz Neusa Dia, apresenta «uma abordagem que explora a biografia do lugar, num trabalho com um foco etnográfico e antropológico, como se procurasse a história de vida de um indivíduo, em busca das suas verdades e omissões».

«Estamos perante um projeto específico do lugar, em que a arte teatral parte deste e neste acaba, e onde o lugar não é um mero espaço decorativo ou palco alternativo, sendo antes protagonista. Por isso, cada apresentação é irrepetível e única», acrescenta a Direção Regional de Cultura.

FLYER FINAL A5Já às 22h00, na atividade “Serão no Castelo”, o músico M-Pex sobe ao palco para um concerto que terá a guitarra portuguesa como destaque, «mesclando a sua sonoridade com música eletrónica».

As criações de M- PeX, músico, compositor e produtor, procuram posicionar a guitarra portuguesa «em estéticas sonoras diversificadas, culminando numa confluência musical».

Apesar de ser uma associação de desenvolvimento local, a Vicentina viu a sua proposta cultural a ser aceite pela Direção Regional de Cultura do Algarve, para integrar o programa DiVaM. «Não sendo uma associação cultural, a Vicentina tem o objetivo de desenvolver o seu território e por isso também de promover atividades culturais, nomeadamente as que possam ser diferenciadores em torno do património material e imaterial onde intervém», concluiu Sónia Felicidade.

Todos os eventos desta iniciativa “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos” têm entrada gratuita. Ainda assim, a atividade “Vamos Tomar o Castelo” necessita de inscrição prévia, que pode ser feita enviando um e-mail para [email protected] ou ligando para o 282680120.

Comentários

pub