Bando de Surunyo encerra ciclo “Sons Antigos a Sul” na Ermida de Guadalupe

O Bando de Surunyo vai encerrar a 5ª edição do Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul”, com um […]

bando-surunyo-lgO Bando de Surunyo vai encerrar a 5ª edição do Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul”, com um concerto no dia 26 de Agosto, sexta-feira, às 17h00, na Ermida de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo).

O tema deste concerto é “Loas, romances e vilancicos nos tempos da Restauração (1640 – 1668)”.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, promotora deste evento, «o Bando de Surunyo é um ensemble português sediado no Porto, dedicado à interpretação de música inédita composta em Portugal no século XVII. O agrupamento consiste num octeto vocal (três sopranos, dois altos, um tenor, um barítono e um baixo) e três instrumentos de baixo contínuo (viola da gamba, baixão e corda pulsada)».

Além da música, a Direção Regional de Cultura acrescenta que os concertos do Bando de Surunyo «estão concebidos para poderem incorporar uma componente cénica, baseada na dança e gestualidade barroca, com a participação de um a três bailarinos. O nome do ensemble é retirado da obra A Minino tam Bonitio, significando Bando de Estorninhos».

Este Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos ao Sul” é uma iniciativa produzida pela Academia de Música de Lagos, integrada no ciclo “Música no DiVaM” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – 2016 promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em parceria com agentes culturais da região.

 

Integram este ensemble português:

Tiple – Ana Vieira Leite, Marta Martins, Tânia Esteves;
Alto – Patrícia Silveira, Tiago Ribeiro
Barítono – José Leite;
Tenor – Carlos Meireles;
Baixo – Sérgio Ramos;
Viola da gamba – Carmina Repas Gonçalves;
Violas de cinco e seis ordens – Hugo Sanches;
Baixão e direção – Mélodie Michel;
Orientação científica – José Abreu, Paulo Estudante

Comentários

pub