Trio da pianista japonesa Hiromi Uehara atua no Teatro das Figuras

A pianista e compositora japonesa Hiromi Uehara vai atuar no Teatro das Figuras, em Faro, acompanhada por Anthony Jackson no […]

Hiromi Uehara 01A pianista e compositora japonesa Hiromi Uehara vai atuar no Teatro das Figuras, em Faro, acompanhada por Anthony Jackson no contrabaixo e por Simon Phillips na bateria, dois músicos bem experientes que já tocaram em projetos e com artistas bem conhecidos. O concerto do Hiromi’s Trio Project só terá lugar a 14 de Outubro, às 21h30, mas os interessados podem, desde já, adquirir ou reservar o seu bilhete.

Com o anúncio deste concerto, o espaço cultural farense pretende aguçar o apetite para a próxima temporada do teatro. Até porque, em palco, a talentosa (e precoce) pianista Hiromi Uehara se faz acompanhar por um contrabaixista que tocou com Paul Simon, bem como com Steely Dan, Chick Corea, The O’Jays, e por um baterista que já colaborou com os The Who, David Glimour, Judas Priest e Jack Bruce.

«Hiromi e o seu trio apresentam o seu último trabalho “Spark”. Neste seu décimo álbum, Hiromi pretende descrever o percurso da centelha (spark) e da chama que aquela origina, à medida que esta consome e inspira. Para Hiromi a centelha pode ser romântica, criativa ou transformadora. Nove temas que transportam o ouvinte para uma viagem apaixonante, que poderá contar a história de uma descoberta pessoal, um romance ou o próprio ato de criação musical», descreveu o Teatro das Figuras.

Hiromi Uehara 02Hiromi Uehara começou a tocar piano aos seis anos e com essa idade deu o seu primeiro recital, começou a escrever música e entrou para a Yamaha School of Music. Em 1999 emigra para os Estados Unidos da América e ingressa na Berklee College of Music, num percurso que alargou definitivamente os seus horizontes artísticos, tendo sido um dos seus mentores o baixista/arranjador Richard Evans, que apresentou a Ahmad Jamal a demo tape de Hiromi e que viria a coproduzir o seu primeiro álbum “Another Mind”.

Ao longo da sua carreira, durante a qual editou mais nove álbuns, ganhou inúmeros prémios e distinções. pelo meio, alguns pontso altos, como o trabalho que gravou com o pianista Chick Corea, que conheceu no Japão quando tinha 17 anos e com quem gravou “Duet”, um disco ao vivo que regista o concerto que ambos deram em Tokio.

«Conhecida pelas suas interpretações emotivas e eletrizantes aliadas ao virtuosismo técnico, Hiromi tem encantado público e crítica desde o lançamento, em 2003, do seu primeiro CD “Another Mind”, com uma energia criativa que engloba e transpõe as fronteiras do jazz, da música clássica e da pop levando a improvisação e a composição a novos níveis de complexidade e sofisticação», acrescentou o Teatro das Figuras.

Os bilhetes custam 20 euros, para a 1ª plateia, e 18 euros, para a 2ª plateia. Podem ser adquiridos online e na bilheteira do teatro.

 

Comentários

pub