Novidades do Verão no Algarve: Foz da Ribeira do Vale do Olival já está recuperada

A segunda fase das obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação […]

vale de olivalA segunda fase das obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra, já está terminada, anunciou hoje a Câmara Municipal de Silves.

Esta nova empreitada ascendeu os 58 mil euros, vindo complementar a intervenção realizada antes que atingiu o montante de 92 mil euros.

Os trabalhos incluíram a colocação de guardas de segurança nas margens da ribeira e de tela anti-ervas, bem como a plantação de mais espécies autóctones, acompanhada de painéis informativos, o rearranjo do caminho pedonal e a sua extensão até à praia, melhorias no passadiço sobrelevado em madeira, aperfeiçoamentos no sistema de comportas e a repavimentação de parte da praça do antigo minigolfe.

Além de «requalificar o espaço urbano» e permitir a «fruição de espaço agradável e o acesso condigno à praia», esta intervenção permitirá minimizar o impacto da erosão na foz da ribeira, bem como o impacto ambiental resultante das descargas de águas pluviais contaminadas e das descargas acidentais que ocorrem da Estação Elevatória de Esgotos.

A intervenção total na foz da ribeira e no vale resultou de uma candidatura a fundos comunitários do programa PO Algarve 21 – Eixo 2 – Ações de Valorização do Litoral.

Um total de 70% do valor foi a fundo perdido, sendo que as Câmaras de Silves e Lagoa suportam, respetivamente, 15% do investimento.

Esta candidatura conjunta das duas autarquias, que já foi apontada como um bom exemplo de cooperação entre municípios vizinhos, resulta do facto de aquela ribeira se situar na fronteira entre os dois concelhos, com problemas comuns de um e de outro lado.

Comentários

pub