Câmara de Faro quer rádio local para o concelho

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, enviou, esta semana, uma exposição ao ministro da Cultura, com para alertar para […]

mesa de rádioRogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, enviou, esta semana, uma exposição ao ministro da Cultura, com para alertar para o facto de Faro ser a única capital de distrito sem uma rádio local generalista.

A autarquia farense, em nota enviada às redações,  diz que «vai tentar de sensibilizar o Governo para a necessidade de colmatar esta omissão, abrindo sem mais delongas um concurso público para a atribuição de licenças a operadores de radiodifusão local no nosso concelho».

A Câmara de Faro diz que «depois de auscultados diversos profissionais do setor, a autarquia solicitou ao poder central a devida atenção para este vazio no campo da comunicacão social radiofónica, num concelho que já foi sede emissora de diversas rádios locais de boa qualidade e que deram a conhecer excelentes comunicadores e jornalistas».

Segundo a autarquia, «a sucessiva regulamentação da radiodifusão local forçou, em grande medida, o encerramento de todas elas criando um vazio que importa agora preencher».

Considerando «imperioso corrigir esta situação», o Município diz que esta é uma aspiração legítima da população que, no quadro atual, se encontra privada de um instrumento essencial para que as manifestações culturais, económicas e sociais do concelho tenham a cobertura adequada. Sem uma rádio de cariz local, informativa e generalista, o concelho vê-se, neste domínio, impossibilitado de ombrear em pé de igualdade com as demais cidades da região», conclui a nota.

Esta também foi uma reivindicação do anterior presidente da Câmara Macário Correia em 2011, que nunca chegou a avançar.

Em Faro, já existe uma rádio com frequência local, mas com o estatuto de rádio universitária, a RUA – Rádio Universitária do Algarve, que apresenta uma programação generalista, embora mais centrada nos temas ligados à cultura, aos espetáculos e à vida da academia.

Comentários

pub