Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA Câmara de Almodôvar anunciou hoje que vai implementar um plano com medidas para reduzir «eventuais problemas de falta de água» para abastecimento público no concelho, devido à seca, como a disponibilização de pontos de água potável.

Em comunicado enviado às redações, o Município do Baixo Alentejo adianta que está a elaborar o «plano estratégico» em parceria com o comando distrital de Beja da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a empresa Águas Públicas do Alentejo e os Bombeiros Voluntários de Almodôvar.

Segundo o município, o plano, que envolve meios da autarquia e da Proteção Civil municipal e distrital, visa «tentar minimizar o impacto causado pela fraca precipitação registada nos últimos meses e reduzir eventuais problemas de falta de água no abastecimento público».

festival do marisco de olhao

O plano prevê medidas como a disponibilização, a partir de dia 1 de agosto, de dois pontos de abastecimento de água potável com contador, um no Depósito do Morgadinho, na localidade de Corte Zorrinho, e outro na Estação de Tratamento de Águas da Rabaça, em Almodôvar.

Nas aldeias e nos montes do concelho, também estão disponíveis poços locais com água para consumo humano. No caso dos poços de São Pedro, do Chafariz, de Ourique e de Santo António, estes apenas «servirão apenas para consumo animal, uma vez que se trata de água imprópria para consumo humano».

A autarquia salienta, no entanto, que «a Proteção Civil Municipal está alertada para a eventual mobilização de um conjunto de viaturas autotanque, que possam vir a ser necessárias para abastecimento de urgência, em tempo útil».
Para os abastecimentos mais regulares, a Câmara conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.

Desde Fevereiro que este concelho do Baixo Alentejo é também abastecido pela Barragem do Monte da Rocha, mas, pelos vistos, nem assim o município se livrou dos problemas de falta de água sempre que o ano é pouco chuvoso ou mesmo seco.

festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

exercicio-incendios-rurais-loule-4

Exercício com fogo na Amendoeira testou Loulé para época de incêndios

CRAVO_25 DE ABRIL_06

Almodôvar celebra 25 de Abril com programação de quatro dias