Vítor Oliveira no Portimonense: «Tudo o que não seja a subida à Primeira Liga é um mau resultado»

«Tudo o que não seja a subida à Primeira Liga é um mau resultado» disse hoje Vítor Oliveira, na sua […]

Vitor Oliveira_apresentação no Portimonense«Tudo o que não seja a subida à Primeira Liga é um mau resultado» disse hoje Vítor Oliveira, na sua apresentação como novo treinador do Portimonense Sporting Clube.

Aquele que é conhecido como o «rei das subidas», por já ter conseguido subir clubes à Primeira Liga em nove ocasiões, salientou que «vamos ter competidores extremamente difíceis. A vida não será fácil para o Portimonense, nem o Portimonense irá fazer a vida fácil a nenhum dos seus adversários». Mas isso, garantiu o técnico de 62 anos, só fará «agigantar a nossa vontade de chegar à frente».

Vítor Oliveira conhece bem o clube de Portimão, onde terminou a sua carreira de jogador e, no ano a seguir, em 1985, iniciou a carreira de treinador. Por isso, Fernando Rocha, presidente da SAD, começou por dizer que «desde que sou presidente do Portimonense, tentei que o Vítor Oliveira viesse treinar o nosso clube, porque era uma referência do Portimonense, da cidade de Portimão e de todos os algarvios. Nunca foi possível, mas este ano, fruto de um ponto de honra do nosso acionista maioritário, o senhor Teodoro Fonseca, conseguimos que esse sonho se tornasse uma realidade».

«Penso que agora estão reunidas as condições para fazer um bom trabalho e para atingir os objetivos que por pouco nos falharam no ano passado», acrescentou Fernando Rocha.

 

Vítor Oliveira

Recordando ter estado «ligado ao momento mais alto do clube, que foi a presença na Taça UEFA», Vítor Oliveira manifestou a sua confiança. «Pelo que tenho visto nos últimos tempos, o Portimonense está a crescer e a fazer a ligação à cidade».

Para os adeptos do clube algarvio, o treinador deixa uma mensagem: «está na hora de voltarem a apoiar o clube, porque quem está à frente do Portimonense está a fazer um esforço tremendo». Subir à Primeira Liga não será tarefa fácil, até porque há muitas outras equipas a querer o mesmo, mas poderá «tornar-se ligeiramente mais fácil se houver o apoio de todos os portimonenses».

Sublinhando que «o Algarve merece um clube na Primeira Liga», sendo «importante estender o campeonato de Norte a Sul do país», o novo técnico anunciou a sua vontade de fazer o Portimonense chegar à divisão principal do futebol nacional, depois de um campeonato na Liga de Honra que é «extremamente difícil, extremamente longo e extremamente competitivo».

Mas nada disso assusta o treinador nascido em Matosinhos, habituado a fazer as suas equipas subirem a pulso. Vítor Oliveira diz que o que o levou a escolher o clube de Portimão em detrimento de outras propostas que teve foi o ter encontrado «um clube fortemente motivado, com boas instalações desportivas, boas condições de treino e um bom plantel».

Sobre as condições da equipa algarvia, garantiu que «dos quatro últimos clubes por onde passei, o Portimonense fica muito além de todos eles».

Quanto aos jogadores, Vítor Oliveira diz que o plantel tem «muita qualidade» e que precisa apenas de «suprir uma ou duas carências, que vamos resolver muito rapidamente». Quanto ao resto, saudou a manutenção da estrutura da formação, com jogadores que permanecem, como Ricardo Pessoa ou Zambujo, e a maior experiência dos muitos brasileiros que integram o plantel.

 

Vitor Oliveira_apresentação no Portimonense 2

«Iremos fazer algumas alterações na forma de jogar, porque, nisto, cada cabeça, cada sentença», mas, no essencial, o Portimonense manterá a mesma estrutura que, na época passada, o deixou tão pertinho da Primeira Liga.

«A vontade de toda a gente – administração, equipa técnica, jogadores – é conseguir um dos dois lugares que dão acesso à Liga principal, não vale a pena escondê-lo», admitiu o técnico.

«Vão aparecer oito ou nove equipas com o mesmo objetivo, cinco ou seis já se manifestaram, mas o certo é que só vão subir duas». Ou seja: não vai ser tarefa fácil.

E o que é que faz falta para alcançar esse objetivo? «É importante somar pontos com regularidade, é importante não deixar fugir os nossos opositores», é «preciso estrutura mental muito forte». «O objetivo será ganhar todos os jogos, mas sabemos que isso é impossível». Portanto a receita passa por «chegar à fase decisiva do campeonato» em condições de discutir a subida.

E quanto a um eventual “play off” que possa levar o Portimonense, ainda esta época, à Primeira Liga? Isso «está completamente fora de hipótese, seria até ridículo para o futebol português», responde prontamente o novo técnico do clube algarvio.

Para regressar ao escalão principal e aí permanecer o que falta ao Portimonense é muito trabalho. «Temos que fazer o melhor que pudermos e soubermos. Estão reunidas as condições para termos um bom desempenho», concluiu Vítor Oliveira.

 

plantel do portimonense

Comentários

pub