Tavira convida para saber mais sobre “O recolhimento de São João Baptista de Tavira”

Sabe o que é um recolhimento? Sabia que em Tavira existiu, além de um mosteiro e cinco conventos, um recolhimento? […]

fachada da antiga igreja de S. João Baptista na décad...Sabe o que é um recolhimento? Sabia que em Tavira existiu, além de um mosteiro e cinco conventos, um recolhimento? Para dar a saber mais sobre “O recolhimento de São João Baptista de Tavira” (1747-1878), o historiador de Arte Marco Sousa Santos vai dar uma palestra no sábado, 4 de Junho, às 10h30, no Museu Municipal de Tavira|Palácio da Galeria (sala do Serviço Educativo).

Fundado em 1747, pela fidalga tavirense Dona Francisca Josefa de Melo Ribadaneira, sob a proteção do arcebispo-bispo D. Frei Inácio de Santa Teresa, o Recolhimento de São João Baptista de Tavira, situado na Corredoura, foi um dos cinco recolhimentos fundados na região algarvia.

Destinado a recolher temporariamente mulheres em situação de fragilidade, esta casa de tipologia invulgar, até agora praticamente ignorada pela historiografia, manter-se-ia em atividade até 1878.

Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e Mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. É autor de várias publicações versando temas relacionados com a arquitetura religiosa da Idade Moderna e com a história e o património do Algarve.

Em 2015 foi um dos vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.

O ciclo “Passeios na História de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 50 participantes).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 09h00-16h30).

Comentários

pub