Rotários oferecem carrinha adaptada à Fundação Irene Rolo de Tavira

A Fundação Irene Rolo recebeu uma nova carrinha de 9 lugares, com plataforma de elevação de cadeiras de rodas, uma […]

Nova carrinha adaptada Irene RoloA Fundação Irene Rolo recebeu uma nova carrinha de 9 lugares, com plataforma de elevação de cadeiras de rodas, uma oferta do Rotary Club Villeneuve Loubet Baie des Anges (região de Nice, Sul de França).

A viatura foi recebida esta sexta-feira, numa cerimónia em que foram reconhecidos e presenteados com medalhas e trabalhos dos utentes da instituição tanto o clube rotário francês como o Rotary Club de Tavira, que também deu o seu contributo, para ajudar a pagar os pesados encargos fiscais associados ao veículo, nomeadamente «parte dos encargos alfandegários de mais de 8 mil euros».

A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) algarvia já beneficiado de uma oferta similar há cerca de um ano e, de ambas as vezes,  viu-se «obrigada a pagar uma verba considerável em impostos (fiscalidade verde, IVA e taxas alfandegárias)».

«O valor pago em impostos associados às duas carrinhas recebidas ascende os 30 mil euros. Esta situação penaliza gravemente as instituições solidárias que não dispõem de alternativas para o transporte de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas. Para tal facto, já exposto ao Governo, a Fundação não obteve qualquer resposta até ao momento», explicou.

Impostos à parte, a nova carrinha é muito bem-vinda, já que «dará resposta às necessidades da Fundação, no que respeita às deslocações dos seus utentes, contribuindo para um serviço de qualidade em prol das pessoas com deficiência».

Comentários

pub