Passos Coelho considera exoneração da David Santos um «saneamento político»

Pedro Passos Coelho, presidente do PSD e ex-primeiro ministro, considerou um «escândalo total» a demissão dos presidentes das Comissões de […]

Pedro Passos Coelho_nuno costa_3Pedro Passos Coelho, presidente do PSD e ex-primeiro ministro, considerou um «escândalo total» a demissão dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Norte, acusando o Governo socialista de instrumentalizar a administração pública.

«Na verdade, aquilo que se passou no Algarve foi um saneamento político. Quis-se dizer que alguém que pode ter responsabilidades num outro partido não pode presidir a uma CCDR», disse Passos Coelho, garantindo que David Santos, enquanto presidente da CCDR Algarve, não teve qualquer comportamento de «deslealdade nem de incompetência nas suas funções».

O líder nacional dos social-democratas, que falava em Coimbra, no encerramento do 7º Congresso dos Autarcas Social-Democratas, disse ainda que as exonerações anunciadas na quinta-feira revelam o «apetite de instrumentalização daquilo que são os poderes da administração em favor de uma política partidária, que não pode ser aceite num Estado democrático ao fim de 40 anos de vigência da Constituição».

O gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que anunciou na quinta-feira, em comunicado, as duas exonerações, explicou a demissão de David Santos por «não estarem reunidas as condições necessárias para a observação das orientações superiormente emanadas».

Entretanto, na sexta-feira, o próprio David Santos anunciou, num curto comunicado, que, para já, não se vai pronunciar «sobre todo este processo, até à sua decisão final».

David Santos, que foi eleito presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve em 30 de Janeiro passado, e era também gestor do CRESC Algarve2020, tinha sido nomeado presidente da CCDR do Algarve em Dezembro de 2014, para uma comissão de serviço que deveria ter um período de cinco anos.

Essa nomeação culminava um processo de concurso público para preenchimento do cargo, através da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

Antes, David Santos já era presidente da CCDRA, em regime de substituição, tendo sido nomeado em 2012.

Comentários

pub