Lagoa Jazz Fest regressa às Fontes para três dias de música…e surpresas

Quatro baterias em palco, um trio só de guitarras, a mistura de saxofone e do instrumento japonês koto, são apenas […]

Lagoa jazz festQuatro baterias em palco, um trio só de guitarras, a mistura de saxofone e do instrumento japonês koto, são apenas algumas das surpresas da programação de mais uma edição do Lagoa Jazz Fest, que começa sexta-feira, 24 de Junho, e se prolonga até domingo, no anfiteatro ao ar livre do Parque Municipal do Sítio das Fontes, perto de Estômbar (Lagoa).

Assim, o festival abre com o duo Franck Wolf e Mieko Miyazaki, que junta as sonoridades do saxofone com as do koto, seguindo-se o Remi Panossian trio, com Remi Panossian (piano), Maxime Delporte (contrabaixo) e Frédéric Petitprez (bateria).

No sábado, dia 25, as hostilidades musicais iniciam-se com o Guitar Republic trio, constituído por Pino Forastiere, Stefano Barone e Sérgio Altamura, três dos maiores nomes da guitarra acústica em Itália. O palco recebe depois a voz quente de Cláudia Franco, considerada a cantora revelação da nova geração de músicos de jazz em Portugal.

No domingo, a fechar, o anfiteatro das Fontes começa por receber o trio de Pedro Jóia, constituído pelo próprio (guitarra) e ainda por Norton Daiello (baixo) e João Frade (acordeão).

Finalmente, apresenta-se o projeto talvez mais desconcertante deste festival de jazz: Tim Tim por Tim Tum, que junta em palco quatro baterias, no formato acústico que o espaço do anfiteatro das Fontes permite, explorando um universo de interacção e improvisação entre os músicos. Os bateristas são José Salgueiro, Bruno Pedroso, Alexandre Frazão e Marco Franco.

O recinto do Lagoa Jazz Fest, que oferece serviço de restaurante e de bar, abre às 19h00, estando os concertos marcados para as 22h00.

No espaço do palco 2 do recinto, haverá guitarra chillout com Antonio Mardel, bem como a atuação do duo de saxofone Greg e Piotr Torunski. No espaço, está ainda patente a exposição de tributo ao jazz da artista plástica São Nunes. Assim como há ecrã gigante para transmissão dos jogos dos oitavos de final do Euro2016.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais: Convento de José, em Lagoa  .  Ticketline  .  Fnac  .  Worten

 

Sexta-feira:

kotoFranck Wolf e Mieko Miyazaki
Este duo apresenta uma sonoridade original  rara e uma cumplicidade que não deixará decerto ninguém indiferente.
Uma viagem através de diferentes mundos, a inspiração e a genialidade dos saxofones de Franck  Wolf com a elegância e a sonoridade fascinante do koto de Mieko Miyazaki, um encontro entre a música escrita e a total liberdade da improvisação livre.

Franck  Wolf  – saxofones
Mieko Miyazaki – koto

 

 

remi trioRemi Panossian trio
Depois de inúmeras experiências pessoais Remi Panossian (piano), Maxime Delporte (contrabaixo) e Frédéric Petitprez (bateria) criam este trio em 2009.

O primeiro álbum “Add Fiction” editado em 2011, estreia que mereceu elogios da imprensa internacional e do público em geral. A amizade entre estes três músicos é percetível na sintonia e empatia do grupo, a força e união da energia do rock e o lirismo melódico.

O Trio foi eleito “Révelation de l’année 2011” pela rádio “TSF JAZZ” e, ao mesmo tempo convidado para se apresentar em concerto no Olympia em Paris para a  noite “You and the Night and the Music.”

O segundo álbum do trio “BBang”  lançado em Fevereiro de 2013 recebeu críticas muito positivas da imprensa especializada ( France inter, France musique, Disque de la semaine FIP, Must TSF jazz, Qobuzissime, Jazz news, Citizen jazz, Djam, Pianiste magazine…)

RP3 é o último trabalho discográfico editado em 2015.

Em quatro anos este trio fez quase 250 concertos em mais de 25 países: França, Canadá, Alemanha, Brasil, Argélia, Noruega, Venezuela e na Ásia onde realizaram seis tournées e mais de 100 concertos.

Tocaram em prestigiadas salas de concerto e festivais como: Tokyo Jazz Festival (Japão), Jarasum Jazz Festival (Coreia do Sul), Guangzhou Opera Hall (China), Taichung jazz festival (Taiwan) New Morning (Paris) Montreal Jazz Festival (Canadá), Enjoy Jazz (Alemanha), entre outros.

Remi Panossian – piano
Maxime Delporte – contrabaixo
Frédéric Petitprez -bateria

 

Sábado

guitar trioGuitar Republic trio
Pino Forastiere, Stefano Barone e Sérgio Altamura, três dos maiores nomes da guitarra acústica em Itália.

A empatia e vontade de explorar novas sonoridades e estéticas musicais levou-os a reunir um trio que combina a linguagem bluesy com técnicas de tapping a duas mãos, padrões rítmicos usando a caixa de ressonância da guitarra e a utilização do arco habitualmente usado em instrumentos como violino, violoncelo…

A combinação dos variados talentos, a sensibilidade melódica de Pino, a rítmica de Stefano e os experimentalismos de Sérgio formam um trio reconhecido internacionalmente pelo público e crítica especializada.

Stefano Barone – guitarra
Sergio Altamura – guitarra
Pino Forastiere – guitarra

 

Cláudia Franco 5teto
claudia netoConsiderada a cantora revelação da nova geração de músicos de jazz em Portugal.

Do seu percurso académico fazem parte o Conservatório de Artes de Leiria, a Escola de Jazz do Hot Clube e a Escola Superior de Música de Lisboa.

Cláudia Franco desenvolveu um estilo muito próprio que assenta num registo suave e sedutor, transmitindo a sua essência através de interpretações em que a entrega se une ao talento.

Tendo participado em vários projetos no âmbito do Jazz em Portugal, tornou-se imperativo criar um projeto que reunisse as características e os músicos com que mais se identifica, nasce assim o primeiro trabalho discográfico em nome próprio, “Soul Dance”, editado em Março de 2015 com o apoio da Smooth FM e apresentado no CCB na primeira parte de Anthony Strong. Cláudia tornou-se uma artista Smooth FM e foi convidada especial do seu 4º aniversário em concerto no CCB, ao lado de Stacey Kent e Anthony Strong.

Este projeto combina um repertório de clássicos de jazz com arranjos sobre grandes “hits” da música pop e alguns originais com uma estética moderna mas assente nos pilares da tradição.

Cláudia Franco é docente no curso geral de jazz da Escola JBJazz em Lisboa, onde leciona canto, treino auditivo,piano complementar e técnica vocal para instrumentistas.

Cláudia Franco – voz
Rui Caetano – piano
João Custódio – contrabaixo
Pedro Felgar – bateria
César Cardoso – saxofone

 

Domingo

pedro jóiaPedro Jóia trio
Com uma carreira profundamente enraizada na tradição de música popular Ibérica, Pedro Jóia, o mais brilhante guitarrista português da sua geração, traz-nos uma nova abordagem ao rico e colorido folclore tradicional português.

Fortemente marcado pelo Fado e após o seu trabalho de vários anos baseado na transcrição da música de Armandinho de guitarra portuguesa para guitarra clássica, aproxima esta abordagem da tradição musical do folclore, criando uma visão ritmada e singular da música popular ao enriquece-la com acordeão e baixo.

Pedro Jóia – guitarra
Norton Daiello- baixo
João Frade – acordeão

 

tim tim tum tumTim Tim por Tim Tum
A linguagem do projeto Tim Tim por Tim Tum explora, num universo de interação e improvisação entre os músicos, o som e o silêncio, o acústico e a estética, o gestual e o imprevisível.

O objetivo do projeto é a comunicação com o público, esperando que este reaja emotivamente.

Quatro baterias em palco é por si só fascinante, e o universo a descobrir é tão vasto quanto a imaginação de quem as toca e de quem as ouve.

Mas não é só das baterias que vive o Tim Tim Por Tim Tum, já que a filosofia deste grupo é que qualquer corpo ou objeto que produza som pode ser usado para fazer música.
É em formato acústico que a apresentação dos Tim Tim por Tim Tum provoca um maior impacto junto do público.

José Salgueiro – bateria
Bruno Pedroso – bateria
Alexandre Frazão – bateria
Marco Franco – baterias

Comentários

pub