Jovens Castores do Arade ganham 4 medalhas e sagram-se campeões nacionais

Os jovens canoístas do Kayak Clube Castores do Arade, de Lagoa, alcançaram um total de 4 medalhas, uma de ouro, […]

K2_Iniciado_CampeõesNacionais_GuilhermeReis_TomásVasconcelos
Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos são campeões nacionais de K2 Iniciado – foto de João Laia

Os jovens canoístas do Kayak Clube Castores do Arade, de Lagoa, alcançaram um total de 4 medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Esperanças, disputada este domingo em Vila Nova da Barquinha, no rio Tejo.

A prova teve um recorde de 710 participantes de 44 clubes. O Nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais novos da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, com circuitos entre os 2 e os 5 quilómetros.

A vitória alcançada pertenceu à dupla Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos, que dominou desde o início da regata no K2 Iniciado, vencendo de forma destacada, cumprindo os 2 km em 9 minutos e 45 segundos, menos 15 segundos que a equipa do Fluvial Vilacondense, com José Granja e Francisco Faria, que terminou na segunda posição.

Pódio de K1 Menor
Pódio de K1 Menor

No K1 Menor, para jovens entre os 9 e os 10 anos, os castores estiveram em grande evidência, com duas medalhas alcançadas. Rúben Luís terminou na segunda posição, a apenas 9,95 segundos do vencedor, que foi o jovem João Casinha, do Clube de Canoagem de Amora, enquanto Daniel Busel foi o terceiro classificado, a 12,02 segundos do vencedor.

A dupla Iago Bebiano e Tomás Santos obteve o 3º lugar no K2 cadete, ficando a 12,58 segundos dos vencedores, a dupla Mateus Luís e Bruno Silvério, do Náutico de Milfontes, indo o segundo lugar para a equipa do Fluvial Vilacondense, com Gonçalo Garcia e Tiago Barreto.

Com a vitória alcançada em Vila Nova da Barquinha e a somar à anteriormente alcançada em Alcoutim, na 1ª etapa, os atletas “castores” Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos sagraram-se campeões nacionais de K2 Iniciado, quando ainda falta uma etapa para o final deste campeonato.

Destaque ainda para o 5º lugar alcançado por Gonçalo Bento, no sempre muito concorrido escalão de cadetes e que contou com 84 participantes.

K2Cadete_IagoBebiano_TomásSantos
K2 Cadete: Iago Bebiano e Tomás Santos – foto de João Laia

A equipa feminina também esteve em destaque com várias classificações dentro do top-10. Rita Ângelo classificou-se na sexta posição, no K1 cadete feminino. Inês Luís foi 9ª classificada, no K1 Iniciado feminino. Igualmente em evidência, esteve Iara Bebiano, que, na categoria K1 Menor feminino, terminou na 10ª posição.

A nível coletivo, os Castores conseguiram a 11ª posição entre 44 clubes. Foram mais os atletas dos Castores que contribuíram para essa classificação: Diogo Filipe foi 15ª no K1 Infantil e, na mesma categoria, Rodrigo Gonçalves e José Gouveia terminaram na 38ª e 55ª posições, respetivamente.

A segunda etapa do Nacional de Esperanças foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com o clube local, o Náutico Barquinhense, e contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, bem como dos Jogos Santa Casa e do IPDJ – o Instituto Português do Desporto e Juventude.

A prova teve um total de 21 regatas, repartidas entre kayaks e canoas. O Campeonato Nacional de Esperanças é constituído por 3 provas Nacionais. A primeira cumpriu-se em Alcoutim, a 2ª prova em Vila Nova da Barquinha, e a 3ª terá lugar em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, no dia 10 de Julho.

Pódio K2 Cadete
Pódio K2 Cadete

Comentários

pub