Empreendedorismo e acordeões em destaque nas comemorações do dia de Castro Marim

A inauguração oficial do Edifício Multifuncional de Empresas (EME) e o lançamento da exposição «Alm’Algarvia» serão os momentos altos das […]

Edificio Multifuncional Empresas Castro MarimA inauguração oficial do Edifício Multifuncional de Empresas (EME) e o lançamento da exposição «Alm’Algarvia» serão os momentos altos das comemorações do Dia de Castro Marim, na sexta-feira.

O programa das festas começa já na quinta-feira à noite e intensifica-se no dia a seguir, em que se assinala a efeméride.

No dia 23, às 19h00, será inaugurada a exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre Desfile «Atelier Arte & Património» e entregues os prémios do Concurso de Mastros Populares. Os festejos continuam, às 20h00, com um grande Arraial de São João, na Praça 1º de Maio.

No dia 24 de Junho, depois do tradicional Hastear da Bandeira (9h00) e de uma missa solene na Igreja Matriz (10h00), serão homenageados os melhores alunos de cada turma e os jovens talentos que se destacaram a nível nacional, numa sessão a ter lugar na biblioteca municipal.

Segue-se a inauguração do Edifício Multifuncional de Empresas (EME) de Castro Marim, um espaço dedicado ao empreendedorismo. Esta incubadora de empresas resulta da reabilitação de um edifício antigo situado no centro histórico de Castro Marim, um projeto do arquiteto José Alberto Alegria que utilizou materiais característicos da região e «terá uma cobertura que respeita as técnicas milenares da arquitetura vernacular do Gharb-al-Andalus», segundo a autarquia castro-marinense.

O edifício, com dois pisos e espaço para nove empresas, «visa apoiar a constituição de empresas que pretendam iniciar ou dinamizar a sua atividade, tendo por objetivo a incrementação do tecido económico local».

Daqui, a festa segue para a Casa do Sal, para a inauguração da exposição “Alm’Algarvia”, que ficará patente até ao final de Agosto. A mostra junta a coleção particular de acordeões de Vitor Faleiro, fundador da Associação Mito Algarvio, «com um enquadramento histórico, mundial, nacional e regional».

«Desenvolveram-se conteúdos, formularam-se pesquisas, filmaram-se 16 diferentes registos e estilos musicais, em todo o Algarve, concluindo-se assim uma exposição etnográfica e musicológica, inédita na região, inspirada numa coleção particular de 30 instrumentos», descreveu a Câmara de Castro Marim.

Também marcará presença na Casa do Sal a oficina do Mestre José Domingos Horta, onde se constrói, de raiz, acordeões. Às 18h00, será promovida a estreia do documentário «A Saberia na ponta dos dedos – o Mito do Acordeão Algarvio», na Biblioteca Municipal.

O programa das comemorações do 24 de junho termina com música no Revelim de Santo António, em Castro Marim. Às 21h00 atua o duo «Amar Guitarra», um projeto de João Cuña e Luís Fialho, «num deslumbrante diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais». Segue-se, às 22h00, o concerto de Jorge Fernando, «um dos maiores músicos e produtores portugueses».

Comentários

pub