Semana Académica sem prejuízo apesar do cancelamento do último dia

Não deu prejuízo, mas também não deu lucro, como certamente iria dar caso o último dia de Semana Académica não […]

SA 05.05.16 Tunas - Martyna Mazurek (9)Não deu prejuízo, mas também não deu lucro, como certamente iria dar caso o último dia de Semana Académica não tivesse sido cancelado, devido ao mau tempo.

Afinal, lembrou o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve Rodrigo Teixeira, esta era a noite «em que a organização mais tinha investido», e só o bom desempenho do evento, ao longo da semana que a precedeu, impediu males maiores.

Apesar da contrariedade que foi o cancelamento dos concertos de dia 7 de Maio, que seriam protagonizados por Iris, Áurea e DJ Fresh, Rodrigo Teixeira faz «um balanço muito positivo» da edição de 2016 da festa dos universitários algarvios.

«Tivemos muita coisa que correu bem. Claro que também tivemos aquele sábado que tivemos de cancelar, por fatores que não controlamos. Mas tudo o que ficou para trás é positivo: desde a afluência do público, às atividades que desenvolvemos e o esforço que fizemos, em parceria com a Câmara de Faro para que o evento fosse melhor acolhido pela cidade, entre muitas outras coisas», ilustrou o presidente da AAUAlg, durante o programa radiofónico Impressões, feito em parceria pelo Sul Informação e pela Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

Nesta entrevista, o dirigente associativo, entre outros assuntos, como a devolução do dinheiro dos bilhetes e reagendamento dos concertos do último dia, abordou a questão das contas do evento.

Estas foram, como seria de esperar, afetadas pelo cancelamento do último dia, mas não de forma a colocar as contas no vermelho. «Se esse dia tivesse ido para a fente, tínhamos lucros de certeza. Neste momento, e apesar de não estarem as contas totalmente fechadas, das conversas que mantive com o tesoureiro e com o departamento financeiro, economicamente, o evento estará pago», disse Rodrigo Teixeira.

Isto foi possível porque «houve pelo menos quatro dias muito bons, daqueles que já não se via há muito tempo», o que permitiu à organização um encaixe significativo.

«Tinhamos um orçamento avalizado pelo Conselho Académico, muito realista, mas que acabou por ser excedido em muitos dos dias, o que nos permitiu chegar ao último sábado à espera de fzer lucro, o que não foi possível», disse.

Rodrigo Teixeira

De resto, há ainda a possibilidade de encaixar mais algum dinheiro, no futuro, já que a AAUAlg tem o direito a reagendar os concertos com Irís, Áurea e DJ Fresh – terá sempre de os pagar – embora ainda não se saiba quando, onde e em que moldes vão acontecer estes espetáculos.

O último sábado foi um dia atribulado, não só pra quem queria ver o concerto, mas também para os finalistas e suas famílias. Originalmente, a cerimónia de Benção das Pastas estava marcada para as Muralhas de Faro, um espaço privado que foi usado no ano passado, no Festival F.

Mas o mau tempo obrigou a AAUAlg a mudar de planos, em cima da hora, e a alterar o local da Benção para o Pavilhão da Escola Afonso III. Tendo em conta a limitação de espaço, houve muitas famílias que ficaram à porta.

«Este foi o espaço possível. Nós não tínhamos alternativa. Desde Janeiro que procurávamos um espaço. Descobrimos que o Estádio de São Luís, onde tem sido a Benção, não estava disponível. E fomos à procura do plano B, C e D. Vimos diversos largos, reunimos com o sr. Capelão e chegámos ao terreno das Muralhas», contou.

«Na quinta-feira estava tudo montado. Mas tendo em conta as condições meteorológicas, não era possível», explicou.

Em cima da hora, já não havia possibilidade de usar nem o pavilhão Municipal, nem o Pavilhão do Farense, pelo que se optou pelo da escola Afondo III. «Já sabíamos à partida que não ia dar para toda a gente. Nada nos parte mais o coração do que saber que houve famílias que não puderam ver os seus entes queridos. Mas, para a Benção se realizar, esta era a única hipótese», justificou Rodrigo Teixeira, que defendeu, ainda que este evento «não é adiável».

Comentários

pub