Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA próxima presidência/coordenação anual das das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO ficará a cargo de Portugal e de Tavira, já a partir do próximo mês de junho e até 2017.

A decisão foi tomada durante a 6ª reunião intergovernamental e das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica, que decorreu a 5 e 6 de maio, em Nápoles e Pollica (Itália).

O encontro teve como objetivo efetuar o balanço das atividades desenvolvidas, no último ano, e contou a com presença dos representantes dos sete Estados e das sete comunidades representativas (Tavira (Portugal), Sória (Espanha), Pollica (Itália), Hvar e Brac (Croácia), Agros (Chipre), Koroni (Grécia), Chefchaouen (Marrocos).

Banner lateral albufeira

Durante dois dias, foram debatidos importantes aspetos estratégicos, programáticos e organizativos relativos à preservação, valorização e transmissão da Dieta Mediterrânica.

A delegação portuguesa propôs dinamizar um programa conjunto, com iniciativas centradas na melhoria de recolha de informação sistemática entre os Estados e as Comunidades, assim como realizar uma conferência internacional sobre educação e transmissão dos valores da Dieta Mediterrânica às novas gerações, tendo como foco a sustentabilidade dos territórios e da biodiversidade na preservação dos estilos de vida e da cultura mediterrânica, modelo alimentar e prevenção da saúde pública.

No decorrer da reunião Itália sugeriu, ainda, a criação de um livro branco sobre a Dieta Mediterrânica.

Em Pollica, após a reunião das sete Comunidades Representativas, foi inaugurado um monumento de homenagem a Ancel Keys, fisiólogo norte-americano que, na década de 50 do século XX, investigou e “descobriu” a Dieta Mediterrânica, mundialmente divulgada pelo estudo “Seven Countries- a Multivariate Analysis of Death and Coronary Hearth Disease”. Hoje, a Dieta Mediterrânica é reconhecida pela UNESCO, a OMS e a FAO.

Dado que Portugal e Tavira assumem agora a presidência das comunidades representativas, a 7ª reunião intergovernamental realizar-se-á, no próximo ano, no nosso país.

maozorra
emarp

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Praca_Republica_Ponte Tavira

Tavira promove programa cultural para estimular a «experimentação, criação e partilha»

462699554_8498027910276985_2293217355390890355_n

Sociedade Recreativa Musical Luzense assinala 100 anos