Morreu o antigo médico tavirense Jorge Augusto Correia

O tavirense Jorge Augusto Correia, recentemente galardoado pelo Governo pela sua carreira de médico, marcada pelo humanismo, faleceu esta terça-feira […]

Jorge Augusto CorreiaO tavirense Jorge Augusto Correia, recentemente galardoado pelo Governo pela sua carreira de médico, marcada pelo humanismo, faleceu esta terça-feira em Tavira, aos 98 anos.

O seu corpo vai estar em câmara ardente na Igreja do Carmo, naquela cidade, a partir de hoje às 16 horas. O funeral parte amanhã, quarta-feira, da mesma igreja, às 11 horas.

Jorge Correia era uma personalidade muito acarinhada pelos tavirenses, mas não só. Na cidade que o viu nascer, além de exercer a profissão de médico, foi diretor e patrono da atual Escola Secundária de Tavira, à qual foi atribuído o seu nome. Também ocupou o lugar de deputado da Assembleia Nacional e de presidente da Câmara de Tavira, entre 1959 e 1971.

Como clínico, depois de passagens pela Casa dos Pescadores, o Hospital da Misericórdia e a Caixa de Previdência de Faro, Jorge Augusto Correia passou a exercer no Centro de Saúde de Tavira, do qual foi diretor de 1984 a 1988 e onde, no átrio, se encontra uma lápide com o seu nome, pela sua entrega aos serviços e à população. Foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito pela Ordem dos Médicos em 2006, como médico que se distinguiu pelo seu trajeto humano e profissional.

O humanismo foi um dos traços que sempre lhe esteve associado. «Para quem não tinha meios, ele até chegou a pagar os medicamentos. Fazia partos na Serra de Tavira, chegando lá a cavalo. Ele foi cuidador de milhares de pessoas com uma grande consciência social», descreveu o filho, na altura em que o seu pai foi distinguido com Medalha de Ouro do Ministério da Saúde. De 15 em 15 dias, juntamente com outros colegas cirurgiões, «fazia operações gratuitas no Hospital de Tavira».

Logo depois de ter recebido esta distinção, a Assembleia Municipal de Tavira aprovou por unanimidade um voto de congratulação, após proposta do PS, onde era recordado o seu currículo (ver abaixo).

Jorge Augusto Correia já estava doente há alguns meses, o que o impediu de receber pessoalmente a medalha que lhe foi atribuída há cerca de um mês.

 

Sobre Jorge Augusto Correia:

Jorge Correia MédicoJorge Augusto Correia, filho de José Augusto Correia e Adelina Berta dos Santos Pescada, nasceu em Tavira a 5 de Abril de 1918.

Iniciou os seus estudos universitários em 1935, licenciando-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em Julho de 1941, com 23 anos de idade.

Após o estágio nos Hospitais Civis de Lisboa, optou por exercer a sua profissão em Tavira, onde abriu consultório e foi nomeado médico da Casa do Povo da Conceição.

Foi mobilizado como Oficial-médico em 1944, prestando serviço em Cabo Verde até Agosto de 1945.

Após o seu regresso, voltou à clínica particular e exerceu funções na Casa dos Pescadores, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia e na Caixa de Previdência do Distrito de Faro, antecessora do Centro Distrital de Segurança Social.

Foi presidente da Câmara Municipal de Tavira entre 1959 e 1971, um concelho que vivia principalmente da atividade primária, mas com tradições culturais que sempre foram uma das suas principais características, sabendo interpretar a falta de Ensino Secundário oficial como grave carência, que impedia a valorização dos jovens tavirenses, que, não tendo condições económicas para frequentar o ensino privado, não prosseguiam os estudos secundários.

Jorge Augusto Correia pediu audiências ministeriais, removeu obstáculos, fez valer a sua posição e conhecimentos e, depois de um continuado e longo esforço, conseguiu que fosse superiormente autorizada a criação em Tavira, a partir de 1 de Outubro de 1961, da Escola Técnica, da qual foi o primeiro diretor.

Jorge Augusto Correia recolheu ainda a admiração dos seus comprovincianos enquanto deputado, que pugnou, acima de tudo, pelos interesses do Algarve. Foi, na época, o único deputado que propôs a criação de uma Secretaria de Estado para a Juventude, iniciativa que só mais tarde havia de ser reconhecida e posta em prática.

Nos últimos anos, através de uma intensa atividade literária, escreveu cerca de uma vintena de livros, entre os quais uma autobiografia que intitulou ”Factos e impressões ao longo da minha vida”.

Já depois da publicação do Despacho que designou a Escola Secundária de Tavira como “Escola Secundária com 3º. Ciclo de Ensino Básico, Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira”, a Ordem dos Médicos, no seu XII Congresso, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito, como médico que se distinguiu pelo seu trajeto humano e profissional.

O Município de Tavira distinguiu a sua carreira perpetuando o seu nome na toponímia da cidade, em 1993, e atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, em 1999.

Comentários

pub