Aeroporto de Faro prepara-se para “invasão francesa” no Verão

O Aeroporto de Faro vai ter nove novas rotas a operar no Verão, seis delas para França. A insegurança no […]

Faro_aeroporto e aviões_1O Aeroporto de Faro vai ter nove novas rotas a operar no Verão, seis delas para França. A insegurança no Norte de África e no Mediterrâneo fez com que as companhias aéreas procurassem destinos alternativos e o Algarve foi o escolhido por muitas delas. Por isso, 2016 promete ser um ano de números recorde.

Paris (Charles de Gaulle), Lyon, Toulouse, Bordéus, Nantes e Marselha e ainda Viena (Áustria), Doncaster (Reino Unido) e Nuremberga (Alemanha) são os novos destinos aos quais o Aeroporto de Faro vai estar ligado, representando mais 20 frequências semanais.

As novas rotas foram apresentadas ontem à tarde, em Faro, sendo que foram ainda revelados os números de 2015, ano que fechou com 6,4 milhões de passageiros, um aumento de 4,4%, em relação ao ano anterior.

Em 2016, este número promete subir e, para isso, em muito vai contribuir o mercado francês. «Temos um aumento de 129% no número de lugares oferecidos no mercado francês. A Easyjet vai apostar, em força, em várias cidades como Lyon, Paris (Charles de Gaulle), Toulouse… e temos também a Transavia. Este era um mercado habituado a orientar-se para outros destinos, mas com excelentes parcerias com a Easyjet e Transavia conseguimos um ano magnífico para o cliente francês», disse aos jornalistas Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro, à margem da apresentação.

Mota Borges Aeroporto Faro (1)As razões para a potencial “invasão francesa” do Algarve estão relacionadas com a segurança dos turistas. «Houve condicionantes noutros destinos e temos um ativo fundamental no Algarve que é a segurança. Este tem sido um fator que valoriza muito um destino, tendo em conta que há outros acontecimentos que são contrários», disse Alberto Mota Borges.

Este tráfego francês, com o contributo do alemão, promete trazer também um aumento do tráfego proveniente de países do espaço Schengen. No entanto, nos destinos tradicionais como o Reino Unido e a Irlanda (Não Schengen), também há previsões de subida. O Reino Unido, cujo tráfego deve aumentar 14%, vai chegar ao fim do Verão IATA com uma quota de 51%, segundo a ANA Aeroportos.

Para o Verão de 2016, o Aeroporto de Faro vai ter mais 1,2 milhões de lugares e o tráfego de vos regulares deve crescer 19%, enquanto nos voos ‘charter’ a subida é de 29%.

Além dos crescimentos, é esperada «uma melhor distribuição da atividade aeroportuária ao longo do ano, um importante contributo para atenuar a sazonalidade desta infraestrutura, em particular, e do turismo no Algarve, em geral».

Esta atenuação da sazonalidade já se começou a verificar desde o final de outubro de 2015, altura em que o número de movimentos no Aeroporto de Faro costuma descer drasticamente. Desde essa altura, até março, o Aeroporto de Faro teve um aumento no número de movimentos de 20%.

 

Obras não devem trazer complicações

O Aeroporto de Faro continua em obras e é assim que vai “enfrentar” o Verão mais movimentado da sua história. No entanto, Alberto Mota Borges garante que «está tudo planeado para que operação se faça em segurança, e todos os subsistemas [controlo de segurança, zonas de check-in, portas de embarque, entre outros] estão dimensionados para dar resposta».

Para o diretor do Aeroporto de Faro, «as obras são algo que temos de passar para termos um terminal melhor. Não podemos fechar o aeroporto, por isso estas foram planeadas  para que cada um dos subsistemas, em cada hora, possa dar resposta à procura que estamos a ver aqui».

Comentários

pub