Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoA procissão do Senhor dos Passos, que sai para a rua este domingo, dia 6 de Março, quarto domingo de Quaresma, marca o início das celebrações pascais em Portimão, que voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de milhares de crentes e envolvem a comunidade local num programa litúrgico que leva colorido especial e vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade.

A solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, na Igreja Matriz de Portimão, tem início às 16h00, com a missa, seguida de procissão.

Durante a procissão, a imagem do Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Matriz com o andor de S. João, para, em plena Alameda da República, juntar-se à imagem da Nossa Senhora das Dores e assim evocar o encontro de Jesus com a Sua Mãe, a caminho do Calvário, através do “Sermão do Encontro”, que contará também com um fado a Nossa Senhora das Dores, interpretado pela fadista Joana Rato.

lagos eventos

A Procissão sairá da Igreja Matriz, com passagem pela Alameda da República e ruas Mouzinho de Albuquerque, Olivença e do Comércio, antes de regressar à Matriz.

No Domingo de Ramos, que este ano calha a 20 de março, heverá nova procissão, que abre o caminho para a Semana Santa, partindo o cortejo às 10h30 da Igreja do Colégio, para percorrer diversas artérias de Portimão (Rua S. João de Deus, Hortinha, Comércio, Alameda). Segue-se a Eucaristia Solene na Igreja Matriz, com a bênção dos ramos.

A Quinta-Feira Santa, 24 de março, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19h00, na Igreja Matriz.

 

Sul Informação
Procissão da Ressureição, no Domingo de Páscoa

 

Na noite seguinte, 25 de março, acontece um dos momentos altos da Semana Santa, com a Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo, que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.

A Procissão de Sexta-Feira Santa sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Mouzinho de Albuquerque, Direita, Diogo Tomé com regresso à Igreja Matriz.

O Sábado Santo, 26 de março, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22h00, e que assinalará a ressurreição do Senhor.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00, com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus, que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores, quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas 5 de Outubro, Praça Manuel, Largo do Dique, Rua Cândido dos Reis, Largo 1º Maio, Rua João da Cruz, Rua Mouzinho de Albuquerque, Avenida S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas.

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Portimão.

Banner lateral albufeira
teatro das figuras

Também poderá gostar

PSP

Homem detido por agredir outros dois com uma navalha, em Portimão

Foto: Depositphotos

Detido suspeito de abuso sexual de menina de 13 anos em Portimão

jovens-adolescente

Programa “Cuida-te” quer promover a saúde dos jovens algarvios