Freguesia de Ferragudo colabora com Paróquia no restauro da sua Arte Sacra

A Junta de Freguesia de Ferragudo está a colaborar com a paróquia local na recuperação de obras de arte sacra, […]

são pedro gonçalves telmoA Junta de Freguesia de Ferragudo está a colaborar com a paróquia local na recuperação de obras de arte sacra, tendo pago o restauro de três peças importantes.

A parceria entre as duas instituições começou com o restauro da imagem de S. Pedro Gonçalves Telmo, existente na Igreja Matriz. Este santo é o patrono do Compromisso Marítimo de Ferragudo, edifício que a Junta de Freguesia também recuperou em 2015, para manter a «memória da sua comunidade piscatória».

Depois foi a vez do restauro do crucifixo e do altar em casquinha da Capela do Cemitério, peças que remontam aos anos 30 do século passado, e que em breve «estarão disponíveis para os visitantes deste espaço, quando terminarem as obras de recuperação da capela cemiterial.

No total destas três intervenções, foram gastos 4000 euros, verba que, «podendo parecer pequena, é grande para os cofres da nossa freguesia», revelou Luís Alberto, presidente da Junta de Ferragudo.

Este responsável autárquico salientou o esforço que tem vindo a ser feito na «preservação do património da vila, não só a fim de perpetuar as memórias de outros tempos, bem como as vivências» do povo.

O autarca recorda que, ao longo dos anos, a Junta de Freguesia de Ferragudo já preservou «vários marcos históricos», como «as bicas, dos poços e as colunas do século passado que ornamentam neste momento a entrada do Largo Rainha D. Leonor, mas que constituíram a fronteira para a passagem para a outra margem (do rio Arade), na zona de atravessamento onde hoje se encontra a ponte que liga a Portimão».

Comentários

pub