Festa do Basquetebol começou com chegada de 1300 jovens a Albufeira (com fotos)

Os 1300 jovens que participam na X edição da Festa do Basquetebol Juvenil chegaram ontem a Albufeira, em clima de […]

Festa do Basquetebol em Albufeira_01Os 1300 jovens que participam na X edição da Festa do Basquetebol Juvenil chegaram ontem a Albufeira, em clima de festa.

A festa já começou hoje prolonga-se até domingo, em cinco pavilhões desportivos da cidade. Este ano, o destaque vai para o “All-Star Game”, sábado, dia 2 de abril, que irá permitir a milhares de jovens, entre os 14 e os 16 anos, conviver e partilhar experiências com as estrelas da modalidade.

Nem o atraso do comboio, devido a uma avaria, retirou o sorriso do rosto dos jovens basquetebolistas, que em representação de 18 delegações vindas de todo o país, desfilaram, ontem, pelo centro da cidade em direção à Praça dos Pescadores.

O grande momento do dia foi a chegada do “Blitz”, a irreverente mascote da Federação Portuguesa de Basquetebol, que escolheu viajar até ao recinto da Festa, de paraquedas puxado por uma pequena embarcação, alcançando o areal numa veloz mota de água, protagonizando um espetáculo que arrancou muitas palmas e sorrisos aos milhares de participantes.

Festa do Basquetebol em Albufeira_02Depois da surpresa, e já com todas as comitivas perfiladas na Praça dos Pescadores, realizou-se o tradicional juramento de fair-play, a que se seguiram os discursos do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, do vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), e do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira.

Durante a sua intervenção, o edil Carlos Silva e Sousa destacou ser «uma honra receber em Albufeira, pelo quinto ano consecutivo, esta grande Festa da Juventude e do Desporto. Esta é uma terra que sabe receber quem nos visita, por isso espero que se sintam em casa e aproveitem ao máximo esta experiência enriquecedora, quer a nível desportivo quer do convívio com outros jovens, representantes das seleções de várias zonas do País».

O autarca aproveitou também para convidar os jovens e respetivas famílias para conhecerem melhor a cidade, a beleza das praias, a cultura e gastronomia e, claro, também a animação, «porque há tempo para tudo desde que tudo seja feito com alguma moderação», disse.

Paulo Freira, presidente da FPB, por sua vez, sublinhou a importância do fair-play que deve nortear o comportamento de todos os desportistas. Por isso, considerou o juramento como uma «cerimónia simbólica, mas fundamental para que todos tomem consciência da importância da ética no desporto».

 

Comentários

pub
pub