Ermidas de São Sebastião e Santa Ana em Tavira vão ter obras de conservação

As Ermidas de São Sebastião e de Santa Ana, em Tavira, vão ser alvo de obras de conservação. A Câmara […]

Ermida_Sao_Sebastiao
Ermida de São Sebastião

As Ermidas de São Sebastião e de Santa Ana, em Tavira, vão ser alvo de obras de conservação. A Câmara Municipal vai investir cerca de 68 mil euros para restaurar as capelas que foram intervencionadas, pela última vez, em 2006.

Segundo a Câmara de Tavira, as duas ermidas «apresentam diversas patologias que necessitam de ser supridas».

A intervenção prevista para a Ermida de São Sebastião contempla a regularização de rebocos e pintura exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores e tratamento de gradeamentos, e a substituição de uma área do pavimento interior.

Esta ermida de arquitetura barroca, construída no século XVII e remodelada no século XVIII, foi considerada de valor concelhio, em 1977.

Santa Ana-varela-cmt-25abr06 (5)Já a obra de conservação pensada para a Ermida de Santa Ana inclui também a regularização de rebocos e pintura interior e exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores, tratamento de gradeamentos e ainda a substituição de telhas na cobertura.

Esta igreja remonta à Idade Média, e é uma das mais antigas de Tavira. Durante a primeira metade do século XVIII recebeu obras, tendo sido, posteriormente, adaptada a capela do Palácio do Governador e Capitão-General do Algarve depois de este se transferir para Tavira, em 1756, na sequência do terramoto de 1755.

A Ermida de Santa Ana, que integra o sistema polinucleado do Museu Municipal de Tavira, foi comprada pela Câmara Municipal em 1936 e, à semelhança da Ermida de São Sebastião, foi classificada como imóvel de valor concelhio, em 1977.

Comentários

pub