Alunas de Faro finalistas do concurso Ciência em Cena sobre cérebro e doenças neurodegenerativas

Os dez finalistas do Ciência em Cena, entre os quais a equipa da Escola Secundária João de Deus, de Faro, […]

ciência em cenaOs dez finalistas do Ciência em Cena, entre os quais a equipa da Escola Secundária João de Deus, de Faro, sobem, no dia 12 de março, ao palco do Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para a final do concurso, que teve como temas centrais o cérebro e as doenças neurodegenerativas.

Nesta data, serão conhecidos os três grandes vencedores que conseguiram destacar-se entre as mais de 200 candidaturas recebidas.

O Ciência em Cena é um concurso que quer despertar o interesse de jovens estudantes pelo conhecimento científico, consciencializá-los para as várias doenças e sensibilizá-los para a solidariedade.

Depois de ter tratado o tema da diabetes no ano passado, a edição deste ano desafiou os jovens a realizar vídeos, criativos e informativos, sobre doenças neurodegenerativas e o cérebro.

Os dez projetos finalistas, com participações vindas de todo o país, abordam temas como a Doença de Alzheimer, a Esclerose Lateral Amiotrófica e a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), mais conhecida como Doença dos Pezinhos, vistos pelo olhar dos jovens, por meio de música, dança, representação ou desenho.

Os jovens participantes também ganharam a possibilidade de se preparar para o espetáculo final com os atores Romeu Costa e Catarina Requeijo e o cientista David Marçal.

No dia 12, os três vencedores do concurso vão ser escolhidos por um júri formado por Elizabeth Silva, responsável pelo setor das Ciências da Comissão Nacional da UNESCO e coordenadora do Fórum Português de Geoparques e da Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera da UNESCO, o neurorradiologista Nuno Sousa, editor-chefe da revista Frontiers in Behavioral Neuroscience, e o apresentador de rádio e televisão Fernando Alvim.

Os selecionados vão receber um cheque oferta no valor de 500 euros e vão estar presentes no espetáculo solidário da Maratona da Saúde, transmitida na RTP.

Todos os vídeos dos finalistas desta iniciativa do Programa Descobrir, em parceria com a Maratona da Saúde, podem ser vistos em www.cienciaemcena.pt

 

Os dez finalistas são:
– Luís Vicente, André Silva, David Agostinho, Pedro Rocha | Externato Cooperativo da Benedita
– António Ribeiro, Ema Ferreira, Inês Couto, Teresa Peralta | Externato Cooperativo da Benedita
– Mónica Bento | Escola Secundária do Pombal
– Ricardo da Mata, Alexandra Serralheiro | Colégio José Álvaro Vidal
– Cátia Tavares, Ricardo Alves, Melissa Pinto, Gabriel Gama | Escola Secundária de Albergaria-a-Velha
– João Pinheiro, Inês Devesas, Pedro da Cunha, Sara Costa, Cátia Malheiro | Oficina-Escola Profissional do INA, Instituto Nun’Alvares
– Gonçalo Monteiro, Leandro Sousa, Liliana da Silva, Luís Moreira, Lígia Osório | Agrupamento de Escolas de Carvalhos
Andreína Monteiro, Catarina Marques | Escola Secundária João de Deus, Faro
– Emanuel Matos, João Bastos, Lisa Almeida, Renata Simões | Escola Profissional de Aveiro
– Bernardo Mendes, Carina Ribeiro, Daniela Gonzaga, Maria Valentim | Externato Cooperativo da Benedita

 

Veja aqui o vídeo finalista das alunas de Faro:

Comentários

pub