Universidade do Algarve abre portas a futuros alunos em mais um Dia Aberto (com fotos)

Perto de dois mil alunos do Ensino Secundário e Básico de todo o Algarve estiveram esta quinta- feira, dia 18, […]

DiaPerto de dois mil alunos do Ensino Secundário e Básico de todo o Algarve estiveram esta quinta- feira, dia 18, à Universidade do Algarve para o Dia Aberto 2016/2017. Muitos foram aqueles que participaram nas diversas atividades que os cursos tinham para oferecer. E enquanto há alunos que ainda estão indecisos em relação ao seu futuro, outros já têm tudo planeado.

Patrícia, da Escola Secundária Dra. Laura Ayres, de Quarteira, foi uma das alunas que acordou cedo, nesta fria manhã de quinta-feira, para visitar com a sua turma, o Campus da Penha da Universidade do Algarve.

São 10 horas. Na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), vive-se já um ambiente de alguma exaltação, com os corredores “apinhados” de alunos a dirigirem-se para as várias sessões, preparadas especialmente para a ocasião.

«Estão previstos mais de dois mil visitantes aqui na Universidade, neste projeto coordenado pelo Gabinete de Comunicação da Universidade, com as unidades orgânicas», revelou ao Sul Informação André Botellheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg.

Patrícia interessa-se por comunicação e pretende conhecer melhor o curso de Design e de Ciências da Comunicação, enquanto os seus colegas preferem visitar as diversas atividades desportivas, que o gabinete de desporto promove, como o futebol americano e o voleibol.

A sessão do curso de Design já começou e o professor António Lacerda coordena um workshop de caligrafia. A atividade, segundo o docente, passa por, «numa primeira fase, fazer um trabalho mais técnico ao desenvolver a letra, partindo de uma base mais artesanal. Depois, começar a explorar os materiais, as tintas, as trinchas e as canas, de forma livre».

António Lacerda recorda ainda aos visitantes que os alunos de Design «costumam participar no “Algarve Design Meeting”», o mais importante encontro sobre este tema que se realiza na região e que está marcado para a Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, entre os dias 21 e 28 de Maio.

Marta Silva, aluna da Secundária Tomás Cabreira, de Faro, foi participar no workshop de caligrafia. A jovem frequenta o 11º ano de escolaridade e acredita que a Universidade do Algarve é uma opção, apesar de não saber que curso escolher.

Já na sala ao lado, está a decorrer a preparação de um telejornal, transmitido via streaming e realizado por alunos do 2º ano do curso de Ciências da Comunicação. Os pivôs preparam-se, as câmaras posicionam-se e, com a colaboração do público, o “Primeiro Plano” entra no ar. Celebra-se o 20º aniversário do curso e, por isso, as reportagens são sobre as organizações académicas como a Rádio Universitária do Algarve (RUA), o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), a Associação Académica (AAUAlg) e as residências universitárias.

Dia Aberto na Universidade do Algarve
Dia Aberto na Universidade do Algarve

Na hora da despedida, quando o telejornal acaba, os visitantes experimentam as diversas fases de produção na realização do noticiário. Zusi e Daniela são duas estagiárias do mestrado em Psicologia do SPO (Gabinete de Psicologia) Portimão, que acompanham os alunos dos cursos de Informática e de Multimédia, nesta viagem à descoberta. «Trouxemo-los para conhecerem a universidade e o espaço. Como são mais ligados às tecnologias, vamos visitar também o curso de Imagem Animada. Mas até agora estamos a gostar imenso», frisam.

Ainda no âmbito do desporto, alunos do 9º ano participam numa escalada na parede de um dos complexos pedagógicos do Campus, numa parceria com a Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA), com o profissional Greg Fantasia. «É a primeira vez em dois anos que aqui estou para fazer divertir a rapaziada».

Nesse mesmo complexo, o curso de Artes Visuais prepara-se para receber mais uma turma, agora a da Escola Secundária João de Deus, de Faro. Alexandre Barata, artista plástico e docente do curso, explica aos alunos que existem três ateliês, um para cada ano. «Estão abertos das 8 da manhã até à meia-noite». No ateliê que os interessados visitam, pode-se observar pinturas e desenhos em suportes bidimensionais, feitos pelos alunos de 1º ano, bem como esculturas, realizadas no semestre anterior.

Numa outra escola, no Instituto Superior em Engenharia (ISE), Jorge Isidoro, subdiretor, apresenta aos alunos da EB2,3 de Paderne, os diversos cursos que a escola oferece. Paulo Felisberto conduz depois os alunos até aos laboratórios, para dar a conhecer alguns dos projetos que estão a desenvolver.

Na visita ao laboratório de Engenharia Mecânica, o diretor do curso Carlos Nunes explica os diferentes tipos de oferta. «Existem os chamados de “TESPS”- Cursos Técnicos Especialistas de Ensino Superior Profissional, nos quais, durante meio ano, os alunos têm aulas e depois estágio. Depois, temos Engenharia Automóvel e Energias Renováveis», acrescenta.  As iniciativas para este dia dividem-se em “Aerodinâmica na Aeronáutica e na Indústria Automóvel”, “Fabrico Assistido por Computador” e “Design Assistido por Computador”. «O que queremos é essencialmente mostrar os laboratórios», conclui.

Na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), no outro lado do Campus,  também o curso de Turismo promove as suas atividades, agora na rua, através de várias “bancas” com temáticas relacionadas com o setor primário, a indústria e os transportes. Sani e Sara são duas alunas de 1º ano do curso que participam na iniciativa. Em declarações ao Sul Informação, dizem que a construção da banca «foi até à última hora», mas clientes não lhes faltaram. «Há muitos interessados em ingressar no curso, o que nos deixa muito felizes», acrescentam.

Na ESGHT, o Dia Aberto não serve apenas para promover os cursos. Empresas regionais e nacionais aproveitam esta iniciativa para dar a conhecer a sua atividade. Assim, a Talentar, a Seahorse, a Nau Hotéis & Resort e a Hubel, assim como a Tertúlia Algarvia, marcaram presença.

Esta última, que tem o seu próprio restaurante na Praça Afonso III, na Vila-Adentro de Faro, pretende promover e dar a conhecer aos alunos, a Dieta Mediterrânica, através da confeção dos alimentos num showcooking tipicamente algarvio. A cataplana de polvo com batata-doce e salicórnia está quase pronta e «ninguém lhe consegue resistir», comenta Frederico Lopes, chefe de cozinha da Tertúlia Algarvia.

O Dia Aberto 2016/2017, além de uma “enchente” de alunos, teve também «inúmeras atividades novas que, de forma leve e rápida, deram a conhecer, durante todo o dia, as ofertas dos diferentes cursos», concluiu André Botelheiro.

 

Reportagem (texto e fotos) da autoria de João Carmo, aluno do Curso de Ciências da Comunicação que está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

pub