Projeto “CRUSH” traz alunos estrangeiros à Escola José Carlos da Maia em Olhão

  A Escola EB 2,3 José Carlos da Maia, do Agrupamento Professor Paula Nogueira, em Olhão vai receber entre 15 e […]

 

jcmaiaA Escola EB 2,3 José Carlos da Maia, do Agrupamento Professor Paula Nogueira, em Olhão vai receber entre 15 e 19 de fevereiro um grupo de 20 estudantes e 14 professores de Itália, Espanha, Lituânia e Turquia. A visita surge integrada no projeto “CRUSH – Conflict Resolution for Better School Management”, do programa Erasmus+, no qual a escola olhanense participa.

Segundo a Câmara de Olhão, «o Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira iniciou este ano letivo duas parcerias estratégicas ao abrigo do Erasmus+, o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto».

Uma destas parcerias é o projeto “CRUSH”, que envolve escolas de cinco países: Espanha, Itália, Lituânia, Portugal e Turquia, e tem a duração de dois anos letivos.

Esta parceria tem vários objetivos, entre os quais a melhoria das relações interpessoais e a diminuição da indisciplina e abandono escolar.

«Ao longo dos dois anos, irão realizar-se duas reuniões transnacionais e cinco eventos de aprendizagem, o primeiro dos quais terá agora lugar na Escola José Carlos da Maia e focará essencialmente a integração de emigrantes no nosso sistema educativo», segundo explica a autarquia olhanense.

Entre as atividades previstas, estão uma visita à Ilha da Culatra na terça feira, dia 16, voluntariado no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome, em Faro, na quinta feira, dia 18, e um peddy paper no Parque Natural da Ria Formosa na sexta feira, dia 19 de fevereiro.

Na escola, os alunos e professores envolvidos no projeto irão participar em vários workshops sobre imigração, assistir a aulas e terão ainda vários momentos de convívio com os olhanenses. Os alunos visitantes ficarão instalados em casas dos alunos portugueses.

Comentários

pub