Mel, Mesquita e Malva são os três novos linces-ibéricos à solta nos campos de Mértola

O macho Mel e as fêmeas Mesquita e Malva são os três exemplares de lince-ibérico libertados esta sexta-feira, 19 de […]

lince ibericoO macho Mel e as fêmeas Mesquita e Malva são os três exemplares de lince-ibérico libertados esta sexta-feira, 19 de Fevereiro, no concelho de Mértola, no âmbito do Projeto Iberlince.

Os nomes dos três linces, que foram votados pela população, homenageiam o património local.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que coordena o projeto, estes animais nasceram todos na primavera de 2015 e, por uma razão de identificação, os seus nomes iniciam-se pela letra “M”.

Desta vez, além de adotarem denominações da vegetação natural, como no caso da benéfica Malva, uma das fêmeas identificar-se-á com um nome simbólico no concelho – Mesquita. Mel, por sua vez, «remete para o tradicional produto das regiões que preservaram zonas de matos mediterrânicos diversificados, habitat natural do lince-ibérico, como acontece em Mértola».

A apicultura é «uma importante atividade da região desde tempos históricos e reúne ainda hoje saberes ancestrais e novos conhecimentos técnico-científicos para melhor produção de qualidade de mel e outros produtos das colmeias», salienta o ICNF.

Os três linces serão libertados pelo método de “solta dura”, fora de cercado de adaptação, complementando a distribuição dos linces já residentes na zona desde 2015.

Os animais são todos equipados com emissor que permite o seu seguimento e monitorização de movimentos no terreno.

O evento conta com a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e com a participação de cidadãos residentes em Mértola, entre os quais alunos de escolas locais.

O projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal (LIFE+10/NAT/ES/000570)” reuniu esforços entre parceiros institucionais e da sociedade civil para conseguir o retorno da espécie a várias áreas da Península Ibérica constituindo também novas oportunidades de revitalização destes territórios.

O lince é hoje uma «espécie emblema» e também uma «espécie chave» dos ecossistemas, salienta o ICNF.

A sua conservação beneficia muitas outras espécies selvagens e potencia atividades humanas que conciliam o uso e a preservação de habitats naturais.

A reintrodução é um programa de longo prazo que requer um reforço regular de animais e apoio da sociedade.

Ao longo do corrente ano de 2016, o ICNF conta reintroduzir na Natureza, na zona de Mértola, no Parque Natural do Vale do Guadiana, cinco fêmeas e quatro machos.

Comentários

pub