O Grupo de Ação Local que irá gerir fundos no valor de 4,7 milhões de euros, destinados ao desenvolvimento local no Barlavento Algarvio, assinou nas últimas semanas três contratos para a gestão das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) nesta zona do Algarve.
Este processo será coordenado pela Associação Vicentina, entidade gestora, deste GAL, que junta parceiros públicos e privados.
Um dos contratos destina-se ao apoio de Estratégias de Desenvolvimento Local nas áreas rurais, nos concelhos de Portimão, Lagos, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo. Os outros dois contratos, são relativos a iniciativas em zonas urbanas, nomeadamente em bairros de Lagos e Silves (Lagos Cidade 2020 e Silves Cidade 2020).
«Ultrapassada esta longa fase de constituição das parcerias, conceção da estratégia e atribuição de financiamento às EDL, é com expetativa que aguardamos as orientações necessárias para dar início à implementação das estratégias, através de atividades de animação da parceria e abertura de concursos para candidaturas a financiamento», anunciou a Vicentina.
Sobre a entidade gestora:
A Vicentina é uma associação de desenvolvimento local, constituída em 1992. Possui por objeto social o desenvolvimento local, a formação e a melhoria das condições culturais, sociais e materiais de vida das comunidades e áreas abrangidas, recorrendo a todas as iniciativas consideradas úteis à sua prossecução.
Sediada em Bensafrim estende a sua intervenção a vários Concelhos – Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Lagoa e Albufeira, podendo desenvolver o seu trabalho noutras zonas da Região do Algarve e do País. Desde o início da sua atividade, a Vicentina concebeu, geriu e/ou participou na elaboração e execução de Programas e Projetos de desenvolvimento local.