Crónica de um Inverno Perfeito: O jantar alpino

João Saraiva, biólogo e investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, já partiu para os Alpes austríacos (o […]

Jantar Alpino João Saraiva_1João Saraiva, biólogo e investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, já partiu para os Alpes austríacos (o Tirol), onde pretende passar «Um Inverno Perfeito» a conhecer a montanha e a praticar desportos de inverno.

Uma aventura que já começou a partilhar com os leitores do Sul informação. Leia o segundo capítulo desta história, que poderá ser acompanhada no nosso jornal, sempre às quintas-feiras.

 

Jantar Alpino João Saraiva_4O jantar alpino

A experiência de jantar a 2 num cenário alpino tem tudo para ser inesquecível. Mas escolher o local certo é essencial, especialmente se estiverem 15º negativos lá fora.

Por isso o melhor é estudar bem o assunto. A dica do Inverno Perfeito para um jantar inolvidável em pleno Tirol é o restaurante Bergfried Alm, perto do glaciar de Hintertux.

Este hotel, bar e restaurante fica num chalet com 400 anos e respira atmosfera alpina. De fora, a história centenária do edifício parece que se sente nas imponentes paredes de madeira, nas fantásticas varandas e nos confortáveis recantos do jardim exterior.

Mas vamos entrando, que está frio.

Lá dentro, o cenário é de sonho. Uma ampla sala em open space e toda em madeira original recebe os clientes, com pequenas mesas junto às janelas. Os bancos e cadeiras estão forrados com pele, num espaço que poderia muito bem ser a definição das expressões ‘conforto’ e ‘acolhedor’.

Os empregados envergam típicos trajes tiroleses, de uma forma tão natural que por pouco passava despercebido. Aliás, nesta região os locais trajam orgulhosamente as vestes tradicionais, especialmente em ocasiões especiais.

Mas voltemos ao jantar que a fome aperta.Jantar Alpino João Saraiva_2

O menu apresenta várias opções regionais, mas a preferência vai para o prato típico do Tirol: o Tiroler Gröstl que aqui é simplesmente soberbo.

É preparado com batatas, pedaços pequenos de carne de porco e cebola picada, salteados numa frigideira com margarina e temperados com sal, pimenta, manjericão, cominhos e salsa.

Vem servido com 2 ovos estrelados (colocados sobre a carne misturada com os legumes) e trazido na caçarola onde se cozinhou. A acompanhar, couve e salada de alface e beterraba. Para beber, Weissbier pois claro.

Algo ligeiro para o jantar, portanto. Mas não faz mal, que o frio aperta e, como diz o ditado, em Roma sê romano.

Ao longo do jantar, o ambiente é temperado com música tirolesa, mas longe se tornar kitsch, transporta-nos ainda mais para o imaginário de invernos intemporais destes vales e montanhas. E eis que, quase sem nos apercebermos, limpámos o tacho!

A sugestão para sobremesa e já que estamos numa onda do very typical, um strudel de maçã delicioso.

Jantar Alpino João Saraiva_3Depois do café (aguado e fraco, um handicap severo aqui na Áustria devo dizer), chega a conta. Menos de 50 euros para duas pessoas, é uma fantástica relação preço / qualidade.

Mas atenção: interessa chegar cedo ou reservar mesa, já que pode encher em períodos de férias e existe um programa de animação a partir das 22h que, esse sim, estica o very typical até limites que este vosso criado já não consegue absorver – pelo menos neste registo mais intimista.

Para visitar o site (apenas em alemão), siga este link.

O Inverno Perfeito implica comer bem para explorar melhor. O Bergfried Alm é a sugestão para o jantar perfeito!

João Saraiva tem 38 anos, é biólogo de formação e trabalha há anos como investigador, no CCMar.
É, igualmente, um apaixonado por desportos radicais, sendo praticante de surf e snowboard.
É radialista e colaborador de longa data da Rádio Universitária do Algarve RUA FM, onde dinamiza programas de divulgação científica e de música.
E não é só na rádio que João Saraiva dá a ouvir música, mas também na “pele” de DJ Sir Aiva, em bares, discotecas e eventos.

Veja as fotos:

Comentários

pub