Alcoutim incentiva jovens a ir para a Universidade financiando cursos de verão

A Câmara de Alcoutim vai continuar a apoiar os estudantes do concelho que estejam interessados em participar nos cursos de verão […]

Alunos de Alcoutim em Cursos de Verão das Universidades do Algarve e do Porto_3A Câmara de Alcoutim vai continuar a apoiar os estudantes do concelho que estejam interessados em participar nos cursos de verão na Universidade do Porto e na Universidade do Algarve.

A autarquia aprovou a renovação dos protocolos de colaboração com as duas universidades, que prevêem que a Câmara assegure as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos estudantes do concelho a frequentar do 9º ao 12º ano de escolaridade.

Segundo a autarquia alcouteneja, «os objetivos principais deste programa são o fomento do gosto [dos alunos] pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional».

Os interessados em frequentar estes cursos de verão, com a duração de uma semana (de 3 a 10 de julho, na Universidade do Porto, de 10 a 15 de julho, na Universidade do Algarve), devem formalizar a sua inscrição, até ao mês de junho, junto do gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal.

Para o presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves, esta iniciativa «veio colmatar uma deficiência na orientação pedagógica já que não existe ainda uma articulação necessária entre o ensino secundário e o universitário».

O autarca sublinha ainda que «a excelente adesão dos estudantes a este programa provou tratar-se de uma aposta ganha. O mesmo constitui uma mais-valia ao nível do incentivo à prossecução dos estudos e ao desenvolvimento pessoal, social e educativo dos jovens».

Comentários

pub