Olhão investe 35 mil euros na «renovação total» do Caíque Bom Sucesso

O Caíque Bom Sucesso está a ser alvo de uma intervenção de reparação e manutenção de todo o casco e […]

2016-caique-01-pressO Caíque Bom Sucesso está a ser alvo de uma intervenção de reparação e manutenção de todo o casco e velame e deverá estar de volta ao seu cais, junto aos Mercados Municipais de Olhão, na Primavera, «já totalmente renovado», segundo a Câmara de Olhão.

Esta operação motivará um investimento de 35 mil euros da parte da autarquia olhanense, proprietária da embarcação.

O Caíque Bom Sucesso é uma réplica do barco que foi ao Brasil dar, em primeira mão, a boa nova ao Princípe Regente da revolta dos olhanenses contra as invasões francesas.

Uma viagem arriscada, mas que valeu a Olhão a emancipação em relação a Faro, que os habitantes locais há muito reclamavam.

2016-caique-03-pressO Caíque foi um dos barcos mais utilizados pelos olhanenses na pesca do alto desde que, no século XVIII, Olhão se tornou um dos mais importantes portos do Algarve e do País.

«Utilizado também para transporte de mercadorias, caraterizava-se por ser resistente, veloz e de fácil manobra», segundo a autarquia.

«Com a intenção de perpetuar a história de Olhão, bem como a memória das gentes marítimas, a Câmara Municipal de Olhão mandou construir esta réplica do Caíque Bom Sucesso, a qual se destina a promover ações culturais e lúdicas através de visitas e de passeios, à vela ou a motor, em águas da Ria Formosa e ao longo da costa oceânica», acrescentou a Câmara de Olhão.

Comentários

pub