80 mil passaram o ano com Anselmo Ralph em Albufeira (com fotos)

Mais de 80 mil pessoas estiveram na noite da passagem de ano na Praia dos Pescadores em Albufeira, que entrou […]

Passagem de Ano
Passagem de Ano

Mais de 80 mil pessoas estiveram na noite da passagem de ano na Praia dos Pescadores em Albufeira, que entrou em 2016 ao som de Anselmo Ralph. A autarquia albufeirense adianta ainda que, nos primeiros dias do ano, entre 31 de dezembro e 4 de janeiro, 160 mil pessoas passaram pelo concelho.

A afluência de pessoas deixou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, satisfeito. «Este fim de ano cumpriu as expetativas, quer em termos de público, quer de retorno económico e mediático para o concelho. O programa foi construído essencialmente para famílias e pessoas de todas as idades e foi isso a que assistimos nos diversos eventos que organizámos».

O autarca referiu também que este foi o ano que se registou um menor número de ocorrências na noite de 31 de dezembro, fazendo com que «a grande maioria daqueles que nos visitaram dessem por bem empregue o seu investimento”».

A afluência de pessoas a Albufeira, durante o final de ano, refletiu-se também na ocupação hoteleira do concelho.

Passagem de Ano
Passagem de Ano

Segundo a Câmara de Albufeira, «a passagem para o novo ano ficou marcada pela sessão de fogo-de-artifício que iluminou a Praia dos Pescadores e a Praia da Oura. Depois das doze badaladas, a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro encheu-se de animação com a Star Parade, um desfile de artistas circenses que encheram as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas».

A festa continuou no concelho, no primeiro dia de 2016, com a freguesia de Paderne a receber 10 mil visitantes que, «apesar da chuva, percorreram as ruas da aldeia do Barrocal algarvio num ambiente único. Os visitantes do primeiro dia do ano assistiram ao desfile histórico que retratou a cerimónia da entrega da Carta de Doação do castelo, vila e padroado da igreja à Ordem de Avis, por D. Dinis Rei de Portugal e dos Algarves».

Já no dia 3 de janeiro, o evento foi transmitido em direto pelo programa da SIC “Portugal em Festa” que, segundo a autarquia albufeirense «juntou milhares de pessoas no núcleo antigo, transformado num mercado medieval».

Paderne Medieval
Paderne Medieval

Durante seis horas, os apresentadores João Baião e Rita Ferro Rodrigues deram a conhecer a história da freguesia e do evento “Paderne Medieval”, de onde foram feitos diversos diretos com entrevistas ao presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, ao presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo, Arménio Aleluia Martins, a artesãos, figurantes e músicos da Banda da Sociedade Musical de Paderne.

Pelo palco do pavilhão, instalado ao lado do Estádio João Campos, passaram artistas da terra como o grupo de Cantares de Janeiras “Força da Tradição”, a “Banda Vibrações” e o cantor Carlos Coelho, todos padernenses. Também os proprietários do restaurante “Veneza” mostraram alguns dos pratos e doces regionais.

As celebrações do Novo Ano prolongaram-se até à passada segunda-feira quanto terminou o festival Solrir, que decorreu no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados.

Segundo a Câmara, «foram mais de 6 mil, os espetadores que receberam 2016 a rir, nas quatro noites em que subiram ao palco consagrados artistas como Nilton, Aldo Lima, Herman José, Diogo Faro, Pedro Durão, Eduardo Madeira, entre muitos outros, que protagonizaram momentos verdadeiramente hilariantes».

 

Comentários

pub