Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia nacional do pescador

Sul InformaçãoO Sporting Clube de Portugal vai encetar uma parceria com o Clube de Ciclismo de Tavira e a Câmara de Tavira para a formação de uma equipa profissional de ciclismo.

Esta quarta-feira, tanto o clube lisboeta como a autarquia tavirense anunciaram oficialmente que será assinado um protocolo entre estas duas entidades e o clube algarvio, no dia 28 de Dezembro, às 11h30, em Tavira.

Nenhuma das entidades deu pormenores sobre o acordo, nomeadamente sobre qual será a sua duração. Mas a intenção do clube lisboeta de voltar a ter uma equipa desta modalidade era já conhecida e o desejo expresso pelos dirigentes leoninos era de que o regresso acontecesse em 2016.

jf-quarteira

Ainda chegou a ser anunciado um acordo eminente entre o Sporting e a W52, equipa que venceu as últimas edições da Volta a Portugal, que acabou por se unir ao Futebol Clube do Porto. Numa reação à falha nas negociações com o clube da Lixa, que a comunicação social nacional chegou a dar como encerradas, o presidente dos “leões” Bruno de Carvalho assegurou que foi o Sporting a não querer avançar com a parceria, levantando suspeitas sobre «a ética e a verdade desportiva» do clube do Norte.

O Sporting prometeu ir à procura de novos parceiros e encontrou-os no Algarve. Segundo a Câmara de Tavira, o município entra na parceria porque é sua «competência apoiar e fomentar atividades desportivas».

«Estando este executivo empenhado numa política dinâmica de fomento do desporto, nas suas vertentes lúdica, formativa e cívica, num contexto económico difícil, o acordo potenciará a criação de condições para o desenvolvimento de uma parceria que permitirá alavancar os resultados desportivos no concelho», considerou a autarquia tavirense, numa nota de imprensa.

Sul InformaçãoJá o Sporting diz, num comunicado publicado no seu site, que, na sessão da próxima segunda-feira, será sublinhada «a importância dada pelo Sporting Clube de Portugal à sua inquestionável referência como maior potência desportiva nacional, através da descentralização e ligação a uma região como o Algarve, que merece há muito uma atenção que as instituições ligadas ao fenómeno desportivo tantas vezes negligenciam por se focarem apenas em cidades ou regiões».

No mesmo comunicado, o clube lisboeta anuncia que irá reforçar a «sua aposta na formação de atletas e de Homens» através da parceira com o Clube de Ciclismo de Tavira, «uma instituição que se destaca não só por ser a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta, mas também por ser um autêntico viveiro dos maiores talentos da modalidade».

O Sporting Clube de Portugal salienta que a constituição desta equipa é «resultante do esforço, do empenho e do sonho» do vice-presidente do clube Vicente de Moura.

lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

epa11997780 Joao Neves (C) celebrates his goal with Bradley Barcola (L)  and Goncalo Ramos (R) during the Soccer Ligue 1 match between AS Saint Etienne and Paris Saint Germain in Saint Etienne, France, 29 March 2025.  EPA/Guillaume Horcajuelo

Algarvios João Neves e Gonçalo Ramos conquistam Liga dos Campeões pelo PSG

afonso-silva-tavira-farense-gp-abimota

Afonso Silva (Tavira-Farense) continua com a camisola amarela no GP Abimota

Foto: João Fonseca

Afonso Silva (Tavira-Farense) lidera GP Abimota após cortar meta de mão dada com colega