«Guia Natal» continua no fim de semana com muita alegria (com fotos)

“Guia Natal” promete trazer milhares de pessoas à pequena localidade da Guia. O evento, que teve início no passado fim […]

CMA_8048“Guia Natal” promete trazer milhares de pessoas à pequena localidade da Guia. O evento, que teve início no passado fim de semana, prolonga-se até ao dia 6 de janeiro com muita animação. A exposição “Presépios do Mundo”, um Mercado de Natal e um Presépio de Rua são razões mais que suficientes para juntar a família em torno de uma iniciativa que promete figurar nos principais roteiros de animação próprios desta época do ano.

Entretanto, em Albufeira, a iluminação de Natal e a árvore de 25 metros, instalada na Praça dos Pescadores, emprestam luz e magia à cidade, convidando a um passeio e à aquisição de presentes no comércio tradicional.

Este é o primeiro ano que a freguesia da Guia acolhe um programa de Natal que logo no primeiro fim de semana já se está a revelar um sucesso com centenas de pessoas a passar pela localidade para visitar a exposição “Presépios do Mundo”, o Mercado de Natal e o Presépio de Rua que conta a história da Natividade.

Na Ermida de Nossa Senhora da Guia, está patente uma mostra de presépios, constituídos por 30 obras cedidas por embaixadas, consulados e cidadãos particulares com o objetivo de divulgar presépios originários de diferentes partes do mundo, com destaque para um Presépio Tradicional do Algarve (coleção de Rosário Silva e Sousa) e três presépios da coleção particular da primeira-dama Maria Cavaco Silva.

Em exposição, estão também patentes peças provenientes de países como Luxemburgo, Bélgica, Equador, Brasil, Paraguai e África, que testemunham que a tradição do presépio é bastante antiga e transversal a diferentes lugares.

CMA_8098Depois de ver a exposição, os visitantes podem apreciar o extraordinário Presépio de Rua, composto por um conjunto de figuras em grandes dimensões que representam diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria, a Natividade, personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos entre outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal.

No total a escultora Toin Adams, artista britânica residente no Algarve há mais de uma década, apresenta 30 figuras que se estendem numa extensão considerável entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.

E é claro que não podia faltar o bulício próprio da época, com o Mercado de Natal instalado no largo General Humberto Delgado, no centro da povoação, a convidar miúdos e graúdos para o frenesim da compra dos presentes para a família e amigos.

Cerca de 50 expositores, entre produtores e associações locais, rivalizam para chamar a atenção dos visitantes com peças de artesanato, brinquedos, bugigangas, decorações de Natal, sem esquecer a riquíssima gastronomia da região.

Tudo isto associado a muita animação, de que se destaca, no domingo, a emissão em direto do programa da SIC “Portugal em Festa”, a partir do Mercado de Natal da Guia, que contou com a atuação de Filipa Sousa e do Rancho Folclórico de Olhos de Água.

A pensar nos mais pequeninos, foi criado um Atelier, à entrada do Mercado, onde as animadoras da Biblioteca Municipal Lídia Jorge dinamizaram diversas atividades: Workshops destinados à confeção de Cup Cakes, criação de Postais de Natal, Caça ao Tesouro, Hora do Conto, entre outras iniciativas que alegraram a pequenada e que por isso se irão repetir no próximo fim de semana.

Também houve um comboio de Natal que permitiu visitar o espaço de forma mais descansada e divertida.

CMA_7495Para além disso, realizam-se visitas guiadas à exposição “Presépios do Mundo” e ao Presépio de Rua. Todos os dias, entre as 15h00 e as 18h00, duas guias-interpretes vão estar junto à Ermida de Nossa Senhora da Guia, à disposição de quem quiser ficar a conhecer um pouco mais sobre o evento. As visitas realizam-se com o intervalo de 30 minutos.

Até ao final do “Guia Natal”, no dia 6 de janeiro, a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz vão estar abertas ao público, diariamente entre as 14h00 e as 20h00, exceto no dia de Natal.

O Mercado de Natal funciona diariamente, entre as 14h00 e as 2100, com os grupos da terra a prometerem muita animação.

No próximo sábado (5 de dezembro), a partir das 15h00, é possível assistir à atuação dos seguintes grupos: Tuna Académica da UATI (Associação dos Amigos de Albufeira), FUETE (Academia de Dança de Albufeira), Danças de Salão do Futebol Clube de Ferreiras, Associação SOUL, Danças de Salão da Juventude Desportiva das Fontainhas e Rancho Folclórico de Albufeira.

No domingo (6 de dezembro) a animação, que começa à mesma hora, fica a cargo do Ballet e Kids Dance (Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia), da Banda Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, da Associação Luel com Danças de Salão, da K.I.D.S. (Karen`s Studio International Dance Studio), do Agrupamento 714 – Albufeira do CNE com canções escutistas e do Guia Futebol Clube com danças orientais.

 

Comentários

pub